Ao iniciarmos nossa vida acadêmica, nos deparamos com a Matemática, essa “complicada” matéria que, às vezes, nos leva a perder o fim de semana para estudarmos para a prova de segunda-feira. Mas, por que essa dificuldade toda? A Matemática é tão complicada mesmo? Por que preciso estudar cálculo, geometria e estatística se temos tantos recursos computacionais que nos ajudam?
Para você que faz esses questionamentos, entenda que saber Matemática tem a ver com saber viver de forma consciente e com escolhas mais assertivas, uma vez que a mesma é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio metódico e sistemático do ser humano. Enquanto criança, precisamos desenvolver o pensamento intelectual, o raciocínio lógico e o saber crítico, e com esses fatores desenvolvidos, temos crianças em formação que sabem respeitar a opinião de outros, sabem cooperar e ser solidárias.
Uma vez adultos, a Matemática ajuda no desenvolvimento do pensamento analítico e assim nos tornarmos organizados, aprendendo a observar e a interpretar informações para a tomada de decisões, tanto na vida profissional como no pessoal. Mas, enquanto ciência aplicada, como funciona? Graças à Matemática, desenvolvedores podem criar softwares que não apenas sejam fiéis à realidade, como também funcionem eficientemente, permitindo um fascinante mundo tecnológico com celulares sofisticados, computadores, robôs, etc., que só existem porque os números existem. Acredite, a base de dados da programação é pura Matemática.
Grandes obras de Engenharia e Arquitetura são possíveis graças à Matemática, pois exigem, por exemplo, além de uma infinidade de outros conceitos, o conhecimento de Geometria Analítica, o conceito de área, razão e proporção. Como fazer um projeto sem ter conhecimento de equações que auxiliam no dimensionamento de vigas, pilares, etc.? Assim, para o engenheiro civil, saber cálculo e Geometria Analítica torna-se fundamental, enquanto que para o engenheiro de produção, o conhecimento de Estatística (na interpretação de gráficos e tabelas, por exemplo) auxilia na tomada de decisões. Entenda que a matemática desempenha papel fundamental no desenvolvimento científico e tecnológico de nossa sociedade e que não é um bicho de sete cabeças.
Vamos pensar que Matemática são ideias que podemos ter e que podemos aprender de forma prazerosa, afinal, quem não se encanta ao olhar o Edifício Copan em São Paulo, projetado por Oscar Niemeyer ou, por exemplo, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que foi projetado por Niemeyer e executado pelo engenheiro Joaquim Cardozo, um grande especialista em cálculo estrutural. Essas obras nos mostram a importância dos conceitos de Matemática e profundo conhecimento em ciências exatas.
Profª. Drª. Maria Estela Giro
Docente do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Ateneu
Doutora em Biotecnologia, mestra e graduada em Engenharia Química
Conheça mais sobre o Curso de Engenharia Civil da UniAteneu.