Fala-se muito sobre Arquitetura Moderna, mas, qual o seu conceito e onde ela é aplicada? Dentro da Arquitetura, podemos citar os vários estilos arquitetônicos, que envolvem os meios artísticos, representando os costumes de cada época e a sua população. Alguns deles são muito conhecidos, tais como a Arquitetura Romana, a Barroca, a Neoclássica e a Arquitetura Moderna, sendo, esta, a que ainda conquista diversos ambientes da atualidade.
Dentro da Arquitetura Moderna, tem-se o uso de formas geométricas mais simples. Desprovidas de ornamentos, os materiais utilizados são mais valorizados, como o concreto, o vidro e o aço. Ela tem princípios dentro de seus projetos, sendo construções funcionais as planejadas de acordo com o seu uso, a integração da construção à natureza e à paisagem, sem elementos muito decorativos e exagerados, utilizando de linhas e formas geométricas bem definidas.
As obras classificadas dentro da Arquitetura Moderna são construções cleans, úteis e sem gastos desnecessários. Os acabamentos são feitos com concreto aparente, sem pintura ou reboco. Esse estilo trouxe para a amostra brasileira alguns nomes bem importantes, pelos seus talentos e criatividade. Os que mais se destacaram foram Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, que idealizaram e construíram Brasília, nossa capital federal. Faz-se aqui, também uma menção à Lina Bo Bardi, uma arquiteta ítalo-brasileira, que idealizou e viu a sua obra construída, o Museu de Arte de São Paulo (Masp), uma construção flutuante, elevada e com prismas suspensos. Magnífica obra.
Prof. Geraldo Alves Pereira Júnior
Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Iluminação e Design de Interiores e graduado em Arquitetura e Urbanismo
Saiba mais sobre o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu.