A Arquitetura efêmera pode ser entendida como uma arquitetura que vai durar um determinado tempo, que foi pensada para existir em um espaço específico e durar por um certo espaço de tempo, podendo ser apenas algumas horas ou até uma semana. Por mais que essa arquitetura fique disponível por “pouco tempo”, ela não deve ser pensada apenas como algo temporário, mas pensada e projetada para contar uma história, deve trazer um enredo… Este, muitas vezes, sendo pautado em um conceito possivelmente abstrato, pois tem como principal característica: criar experiências para os seus usuários, sensações que serão desencadeadas pela utilização ou permanência no ambiente projetado.
Os projetos cenográficos precisam ser bem estudados e executados. Eles devem proporcionar aos usuários uma grande experiência, utilizando-se de aspectos construtivos e da comunicação visual designada no local. Como exemplos, podemos falar: vitrines, animações promocionais, design de exposições, design de stands, cenografias para shooting de moda, estrutura para festas de casamento e até mesmo um cenário criado para uma novela ou para um desfile de moda.
Podemos, então, entender que a arquitetura cenográfica ou efêmera pode ser entendida como “qualquer ambiente que é projetado para existir por apenas um curto espaço de tempo, independente do motivo da sua execução”. Nesses trabalhos, devemos ter uma atenção especial com a iluminação, com a decoração e com a sonorização. Estes são elementos necessários para ajudar o observador/expectador a se conectar com o projeto em questão e assim tirar o maior proveito do espaço em questão.
Para atuar no ramo, é necessário ter um perfil ativo, criativo, curioso, flexível (os horários costumam ser bem “sem hora”) e inovador. Geralmente, são as inovações que trazem as soluções necessárias para materialização de um “ambiente”. E ser bem dedicado, os prazos apertados e as constantes alterações nos projetos fazem parte da realidade dos arquitetos que almejam trabalhar com cenografia.
Profª. Ma. Beatriz Alcântara Castelo
Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Gestão Urbana e graduada em Arquitetura e Urbanismo e em Creative Industries
Saiba mais sobre o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu.