Arquitetura bioclimática

Você está visualizando atualmente Arquitetura bioclimática

A Arquitetura bioclimática pode ser entendida como a relação harmônica entre o ambiente construído e o sítio natural, onde o edifício é um filtro dos agentes agressivos ao conforto do homem (OLGYAY, 1963). Podemos entender essa área como uma área multidisciplinar, que aborda diversos conceitos, como: Regulação térmica; Termodinâmica; Climatologia; Economia; Sociologia; Cultura dentre outros. E estes conceitos são/devem ser utilizados como base para os projetos arquitetônicos.

“A Arquitetura bioclimática tem como princípio ‘o de controle de variáveis do meio utilizando-se do meio ambiente construído’. Das suas envolturas (parede, piso, coberturas), do seu entorno imediato (água, vegetação, sombras e terra) e, ainda, através do aproveitamento dos elementos e fatores do clima para o melhor controle do vento e do sol” (ROMERO, 1988, p.48).

Percebemos que este estilo de arquitetura tem como objetivo: conforto térmico, conforto luminoso e o conforto acústico, sem que esses itens deixem as construções mais caras. Eficiência energética e sustentabilidade ambiental = Arquitetura bioclimática. Elementos como a temperatura, os ventos, a umidade, a radiação e as chuvas são de grande importância para que se tenha o controle do projeto. Devemos estudar o ambiente que iremos construir para “poder prever” como esses elementos se interferem no meio, otimizando o projeto ao máximo.

Constata-se que para que o desenho do espaço urbano obedeça às concepções desse estilo de projeto, ele deve levar em conta os aspectos históricos, culturais e ambientais típicos de cada local. Ou seja, também devemos considerar os elementos do meio onde o espaço será construído, para focarmos no conforto térmico, sonoro e lumínico. Esses objetos devem fazer parte do estudo da acomodação da construção no espaço natural.

Temos que entender que deveremos tratar o espaço urbano como um espaço arquitetônico sendo incorporado da base de construção tecnológica, e que o bom desenho urbano é resultante da aplicação destes princípios e deverá mostrar um bom domínio histórico, cultural, ambiental e tecnológico do ambiente escolhido.

Profª. Ma. Beatriz Alcântara Castelo
Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Gestão Urbana e graduada em Arquitetura e Urbanismo e em Creative Industries

Saiba mais sobre o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu.