Aromaterapia e benefícios à saúde

• Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente Aromaterapia e benefícios à saúde

As pessoas estão buscando uma vida mais saudável por meio da alimentação, da prática regular de atividades físicas e do contato com a natureza. A aromaterapia é uma prática natural terapêutica que utiliza as propriedades dos óleos essenciais, visando equilibrar as emoções, melhorar o bem-estar físico e mental e atuam de diferentes formas no organismo.

O uso de terapias complementares ou alternativas tem recebido destaque e crescimento, devido o foco de atenção estar voltado ao indivíduo como um todo e não apenas à doença. Inclusive, a prática terapêutica já foi inserida na Política Nacional de Práticas Integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados positivos da aromaterapia sobre a saúde física e mental do indivíduo já tem sido experimentado pelas antigas civilizações, mas atualmente existem diversos estudos experimentais e clínicos com o uso de óleos essenciais.

A aromaterapia é indicada em várias condições de saúde, como no controle da ansiedade e depressão, insônia, estresse, entre outras doenças e desconfortos. Além dos efeitos positivos na mente humana, os efeitos fisiológicos dependem do tipo de substância encontrada em determinada espécie vegetal. A prática terapêutica com uso dos óleos essenciais tem sido adotada por diversos profissionais da saúde, como nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, dentre outros, de modo a auxiliar no restabelecimento da saúde física e mental do indivíduo.

Profª. Drª. Denise Rocha Nepomuceno dos Santos
Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Ateneu
Doutora e mestra em Bioquímica e Biologia Molecular e graduada em Ciências Biológica

Conheça mais sobre o Curso de Nutrição da UniAteneu.