A pandemia e os desafios logísticos

Você está visualizando atualmente A pandemia e os desafios logísticos

Desde o início do surto da pandêmico, uma a cada três pessoas admitiu ter começado a comprar alimentos on-line. Mas como isso impactou a cadeia logística? Que desafios vieram com esta mudança de hábito dos consumidores? No início de 2020, quando a pandemia da Covid-19 atingiu o comércio de cheio, tivemos os países fechando fronteiras e a movimentação internacional de cargas despencou. Ao mesmo tempo, o distanciamento social e as medidas restritivas, na sua forma mais difícil com o já famoso lockdown, o reflexo disso foi o aumento das compras de alimentos on-line.

A mudança de hábitos provocadas pelas consequências da pandemia tem elevado a complexidade dos fluxos logísticos existentes. Os populares aplicativos de entrega que antes funcionavam para comprar comidas prontas, ganharam a versão mercado e o crescimentos destas vendas chega a ser assustador. Na indústria da mídia, a transformação digital acelerou o compartilhamento de serviços streaming e o consumidor está se acostumando com os serviços de acesso instantâneo. Agora, ouvir “aquela sua música” e “maratonar” na sua série preferida ficou mais fácil.

Mas nem tudo é digital, e os produtos precisam dos caminhões, aviões, trens e navios. E a sociedade do streaming agora se importa, busca e quer as entregas físicas para já. Culpa de quem? Divey Gulati, da logística digital ShipBob diz que “A Amazon mudou as expectativas do consumidor: agora todos querem tudo em dois dias, ou no dia seguinte se estiverem nos Estados Unidos. A Amazon entrou e mudou o jogo para todos”.

Eu mesmo quando vou comprar on-line sempre faço aquela perguntinha: “Tem rota para hoje?”. Aperte bem os cintos você que trabalha com logística. A complexidade vai aumentar diariamente. Vou ficando por aqui, vou buscar minha encomenda na portaria. Chegou da China meu eletrônico que pedi semana passada na Alie. Pois é, já somos íntimos.

Prof. Ms. Naiderson Ferreira de Lucena

Coordenador dos cursos de Administração, Logística e Processos Gerenciais do Centro Universitário Ateneu

Mestre em Administração com ênfase em Inovação e Políticas Públicas, pós-graduado em Finanças e Gestão de Pessoas e graduado em Administração de Empresas. Tem experiência em gestão educacional e projetos de inovação tecnológica.

Conheça o Curso de Logística da UniAteneu.