O perito contábil é o profissional que deve possuir conhecimentos técnicos compatíveis com o exercício das atividades periciais, com aprimoramento cultural diversificado, em outras áreas do conhecimento e da processualística judicial. Deve também ser íntegro e possuir virtudes como: honestidade, personalidade, imparcialidade, equilíbrio emocional, independência, autonomia funcional e, principalmente, obediência irrestrita e incondicional aos princípios da ética e da moral.
O perito contador busca todos os meios necessários dentro da sua especialidade, para construir provas que sejam relevantes. Após a levantamento dessas provas, o perito contábil emitirá o seu laudo pericial. O laudo pericial é de suma importância para a decisão do juiz no processo, porque é através do laudo pericial que o juiz obterá apoio técnico para tomada de uma justa decisão de uma lide.
O laudo pericial traz informações com objetividade, rigor tecnológico, concisão, argumentação, exatidão e clareza sobre o fato periciado. Deve utilizar um vocabulário simples para que o magistrado obtenha apoio técnico e entenda o que o perito respondeu no laudo sobre os quesitos levantados pelo juiz e as partes do processo. A relevância do laudo pericial para a decisão judicial dependerá de sua qualidade, e o perito deverá sempre está atualizado e bem informado sobre as questões contábeis. Sem este laudo de boa qualidade o juiz não conseguirá tomar uma decisão sobre a lide. O laudo do perito contábil é grande importância para a decisão do juiz.
Prof. Ricardo Assunção Lima
Docente do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Auditoria e graduado em Ciências Contábeis
Conheça mais sobre o Curso de Ciências Contábeis da UniAteneu.