Uma boa análise de custo pode gerar maior lucratividade a longo prazo, isso porque oportuniza uma segurança aos gestores sobre o entendimento da margem de contribuição e rentabilidade dos produtos vendidos ou fabricados nas empresas. Isso se dá porque, através da análise de custo é possível realizar uma boa comparação entre o preço de venda no mercado com o custo necessário para a produção. Dessa forma, muda a visão dos gestores sobre os negócios, pois viabiliza as mudanças necessárias para garantir maior competividade para a empresa, além de maior participação do mercado onde atua.
Atualmente, diante da realidade econômica do país, as empresas têm a obrigação de encontrar maneiras de tornar o seu negócio cada vez mais rentável. No entanto, para atingir esse objetivo, é necessário estar atento a todos os detalhes e apenas uma boa análise de custo pode proporcionar isso. Como os custos variáveis, são mais fáceis e mais simples de serem identificados. Geralmente, essa análise de custo é realizada com maior rigor em relação aos custos indiretos, visto que é necessário fazer uma mensuração utilizando algum critério de rateio.
É possível realizar a análise de custo utilizando diversos métodos de custeio, sendo que os três mais comuns nestas situações são: custeio por absorção, custeio direto ou variável e custeio baseado em atividades. Em resumo, a análise de custo deve sempre estar relacionada ao planejamento e controle da operação para saber se o objetivo será alcançado com o desempenho estipulado e boa rentabilidade. Toda essa análise vai ajudar a orientar e definir as tomadas de decisões relacionadas, principalmente, aos investimentos e financiamentos
Profª. Riviane Belchior de Freitas
Docente do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Controladoria Financeira e graduada em Administração de Empresas
Conheça mais sobre o Curso de Ciências Contábeis da UniAteneu.