A importância da relação profissional-paciente para qualidade da assistência

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A relação profissional-paciente é um processo de interação humana, é a base da prática clínica em suas dimensões técnica, humanística e ética. Como qualquer processo de interação interpessoal, essa relação é mediada pela comunicação. A relação profissional-paciente não deve inferiorizar a autoridade do profissional, pelo contrário, deve respeitá-la, em virtude do seu conhecimento e de suas habilidades técnicas, mas é importante que o profissional saiba utilizar o seu conhecimento de forma que se estabeleça uma relação de confiança.

Tal relação deve ser baseada na troca de informações necessárias para o estabelecimento de vínculo e credibilidade entre ambas as partes. Um dos elementos mais importantes para o estabelecimento de uma relação de qualidade entre o profissional e o paciente é um diálogo eficaz, que inclui ouvir com atenção, deixá-lo manifestar suas preocupações e, sempre que possível, dar-lhe informações para que ele possa entender o seu diagnóstico e tratamento.

Portanto, a comunicação se revela como um elemento fundamental para que haja humanização e satisfação nas práticas e serviços de saúde em toda a sua generalidade. A assistência à saúde não pode se abster de uma comunicação efetiva, seja pelo fato de que é por meio dela que se transmite as informações entre o profissional e o paciente, seja porque é por meio dela que se expressa o que há de humano, os sentimentos e pensamentos uns dos outros, facilitando o alcance de um objetivo comum.

Profª. Drª. Edina Silva Costa
Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Ateneu.
Doutora em Ciências da Saúde, mestra em Saúde Coletiva, especialista em Enfermagem Obstetrícia e Saúde da Mulher e graduada em Enfermagem.

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