A importância da didática para o profissional em Educação Física

• Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente A importância da didática para o profissional em Educação Física

A didática está presente em todos os contextos da vida de qualquer profissional, pois é concebida “como a ciência que ensina tudo a todos”. Destarte, iniciamos a escrita deste artigo refletindo acerca dos processos de ensinar, atividade inerente ao ser humano, visto que estamos cotidianamente ensinando e aprendendo. Existem três momentos da didática, compostos pelas seguintes ações: planejamento, metodologia e avaliação, as quais fazem parte do cotidiano de qualquer pessoa, uma vez que todos nós planejamos em diferentes setores das nossas vidas e envolvendo diferentes atividades, tais como viagens, alimentação, finanças, profissão, dentre outras.

Se planejamos, temos um objetivo e, desta forma, precisamos selecionar métodos e procedimentos para alcançá-lo. Por fim, para saber se a escolha foi adequada, precisamos finalizar com uma avaliação, objetivando obter um feedback do que foi proposto. Diante do exposto, podemos perceber a proficuidade da didática para a formação do bacharel em Educação Física, pois, na sua atuação enquanto profissional da saúde, precisam desenvolver um bom planejamento de ação, bem como escolher bons métodos para abordar os pacientes e avaliá-los.

Sem esquecer que tais procedimentos são fundamentais no planejamento dos treinamentos, à medida que são selecionados os métodos mais adequados e, em seguida, é feita a avaliação dos resultados alcançados em sua aplicação com cada sujeito. No caso do licenciado em Educação Física, a didática também se faz presente no exercício da profissão, à medida que busca-se antever possíveis problemas e encontrar soluções, enfatizando-se a importância do planejamento das aulas, tanto na Educação Básica com na universidade, de modo que o professor define o que deseja fazer, como deseja fazer e com qual finalidade deseja fazer.

Finalizamos este artigo enfatizando que a didática é indispensável não apenas para formação docente, visto que está presente em diversos contextos de nossas vidas, além de apresentar contribuições para formação do profissional de Educação Física.

Prof. Ms. Carlos Alexandre Holanda Pereira

Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário Ateneu

Doutorando e mestre em Educação e graduado em Educação Física

Conheça o Curso de Educação Física da UniAteneu.