A importância da CIF para os estudantes dos cursos de Saúde

Você está visualizando atualmente A importância da CIF para os estudantes dos cursos de Saúde

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é um sistema de classificação desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para descrever e classificar aspectos relacionados à saúde, funcionalidade, incapacidade e contexto ambiental das pessoas. Ela foi criada com o objetivo de proporcionar uma compreensão abrangente e padronizada da saúde e do funcionamento humano, indo além da visão tradicional baseada apenas em doenças.

Os estudantes de cursos de Saúde devem compreender a CIF por várias razões importantes: primeiramente, por fornecer uma abordagem holística do indivíduo, compreendendo a interação entre os aspectos biológicos, psicológicos e sociais da saúde, proporcionando uma visão mais completa dos pacientes e suas condições; permitir que os estudantes aprendam a avaliar os pacientes de maneira mais abrangente, considerando não apenas as condições médicas, mas também como essas condições afetam a funcionalidade e a qualidade de vida; reforçar a importância da interdisciplinaridade, garantindo uma linguagem comum para os profissionais da saúde; auxiliar na formulação de planos de tratamento individualizados, pois se consideram as metas e as necessidades específicas de cada paciente, incluindo a promoção da independência e a melhoria da qualidade de vida; compreender que a funcionalidade e a incapacidade, além do aspecto médico, ajuda a promover a inclusão de pessoas com deficiências e a capacitar os pacientes a participarem ativamente de suas próprias jornadas de saúde; e ajuda a definir objetivos realistas e mensuráveis para a recuperação e a adaptação à vida com limitações, além de ser amplamente utilizada em pesquisas sobre saúde e na formulação de políticas de saúde.

Ou seja, os estudantes que a compreendem estarão preparados para contribuir para a pesquisa baseada em evidências e para a melhoria dos sistemas de saúde. Em resumo, a compreensão da CIF é fundamental para formar profissionais de saúde que possam fornecer cuidados abrangentes, centrados no paciente e eficazes, considerando a complexidade da saúde humana e a interação de fatores médicos, funcionais e ambientais.

Prof. Dr. Edfranck de Sousa Oliveira Vanderlei
Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Ateneu
Doutor e mestre em Bioquímica e graduado em Fisioterapia

Saiba mais sobre o Curso de Fisioterapia da UniAteneu.