A extensão universitária é um dos pilares indissociáveis que formam o tripé ensino, pesquisa e extensão obrigatório, nas instituições de ensino superior (IEs). Essa tríade tem por objetivo fomentar o papel solidário, social e cultural para a sociedade, além de contribuir para a produção universitária. Até o ano de 2018, a extensão era obrigatória apenas para as universidades, de acordo com o artigo 207 da Constituição de 1998. Porém, o Ministério da Educação (MEC) instituiu a obrigatoriedade para todas as IES brasileiras, através da Resolução CNE/CES nº 07 de 18 de dezembro de 2018, que estabelece a aplicação de 10% da carga horária dos cursos de graduação para as atividades de extensão na matriz curricular, a qual deveria ser implantada dentro de um prazo de dois anos, que venceu em 2021 e foi prorrogada em razão da pandemia para o ano de 2022.
A extensão universitária geralmente é realizada através de projetos, cujas ações são os meios que possibilitam a prática acadêmica que se interliga nas suas atividades de ensino e pesquisa com as demandas da sociedade, cumprindo assim o conceito do tripé universitário do artigo 207 da Constituição de 1998 e atendendo Resolução CNE/CES nº 07 de 18 de dezembro de 2018. Compreende-se nestas ações a associação do processo educativo com as ações culturais e científicas aplicadas à realidade encontrada.
No contexto da Moda, do Design e sua relação com a Economia Criativa, vale lembrar que o universo da moda é constituído por vários aspectos, segmentos, profissionais, interesses e objetivos, bem como o do Design que rege a metodologia projetual para inferir padrões, aperfeiçoamento, e qualidade aos produtos de forma a atender os gostos dos usuários, além de promover as experiências de consumo e trocas simbólicas homem x objeto.
A implantação da referida resolução do Centro Universitário Ateneu (UniAteneu) se deu através da Resolução 01/2021 – Política de Extensão Universitária da UniAteneu, no início do ano de 2021. Seguindo a referida resolução, o Curso de Design de Moda criou o projeto de extensão “Teias” – ateliê de economia criativa e artesanias cearenses –, com objetivo de desenvolver as competências criativas para seus estudantes e de poder transformar uma realidade social, aliado ao intuito de apresentar novas oportunidades aos alunos através do resgaste das práticas tradicionais e artesanais de produção aliadas ao ensino e a pesquisa junto às comunidades.
O projeto “Teias” foi implantado e já obteve resultados satisfatórios em 2021, atendendo diretamente cerca de 200 pessoas em vulnerabilidade econômica e continua em andamento no ano de 2022, com grande perspectiva de crescimento do seu raio de abrangência social, sempre com a filosofia do engajamento de alunos, professores, profissionais, sociedade civil organizada, instituições do Terceiro Setor, sociais e governamentais, gestores e empresários que se interessam pela causa.
Vale ressaltar o desenvolvimento de ações voltadas à capacitação de pessoas em vulnerabilidade social através de cursos de capacitação de produtos criativos e empreendedorismo, baseados nos conceitos de economia criativa, sustentabilidade e inclusão social, geração de renda e emprego, contribuem para o exercício da cidadania, autonomia, autoconfiança, autoestima, responsabilidade, independência, liberdade e uma sociedade mais justa.
Profª. Ma. Regina Célia Santos de Almeida
Coordenadora do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, especialista em Gestão Universitária e graduada em Estilismo e Moda. É membra do Movimento Moda Inclusiva Ceará
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