O mundo dos negócios remete-nos à necessidade de compreensão dos objetivos, das atividades e dos resultados das empresas, bem como das condições e fatores que os influenciam. Isso requer que compreendamos a relação da empresa com seus ambientes interno e externo. Neste sentido, é fundamental, atualmente, que as empresas, examinem minuciosamente os dados financeiros e seus orçamentos de forma a identificar de imediato suas variações, quer sejam positivas, quer sejam negativas. Só assim, terão condições de traçar novos rumos para se manter num mercado tão acirrado.
A análise financeira é uma ferramenta que nos auxilia na avaliação da empresa. A contabilidade é a linguagem dos negócios e as demonstrações contábeis são os canais de comunicação que fornecem dados e informações para diagnosticarmos o desempenho e a saúde financeira da empresa.
A análise financeira precisa de um enfoque holístico, abrangendo a estratégia da empresa, suas decisões de investimento e de financiamento e suas operações. Enfim, as empresas correm atrás de centavos, e somente com bons controles e acompanhamentos de seus orçamentos é que vão ter a visibilidade necessária para as melhores decisões.
Prof. Rogério Eduardo Caldas de Souza
Docente do Curso de Processos Gerenciais do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria e graduado em Ciências Contábeis
Saiba mais sobre o Curso de Processos Gerenciais da UniAteneu.