A ação da coenzima Q10 no controle do envelhecimento cutâneo

  • Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente A ação da coenzima Q10 no controle do envelhecimento cutâneo

O envelhecimento é um processo natural e irreversível. No entanto, as alterações cutâneas decorrentes da idade não devem mostrar-se de forma tão aparente, tornando uma das principais buscas pelos tratamentos estéticos. Diversas teorias justificam o processo de envelhecimento e uma das mais aceitas é a Teoria dos Radicais Livres. Os radicais livres são átomos, moléculas ou íons com elétrons desemparelhados que se encontram desequilibrados, causando assim processos oxidativos.

O organismo tem um sistema natural antioxidante que vai perdendo sua eficácia com o passar dos anos e por isso, há a necessidade da complementação ou suplementação de substâncias para controlar os efeitos nocivos dos radicais livres. Os antioxidantes têm apresentado um importante papel na prevenção e manutenção da homeostase cutânea. Ativos com essas propriedades estão sendo utilizados em vários cosméticos como os “antirrugas”, filtro solares, tônicos, sabonetes e produtos pós exposição solar.

A aplicabilidade tópica irá encaminhar a ação do antioxidante localmente, significando uma importante proteção cutânea contra o estresse oxidativo. Com o papel de protegerem a estrutura tegumentar, dos radicais livres (RL), os antioxidantes vêm ganhando destaque, pois evitam os danos celulares que a pele está sujeita a sofrer, por receber uma serie de agressões ambientais.

Dentre esses ativos, podemos citar a coenzima Q10, que é uma substância lipossolúvel presente em todas as células. É encontrada, principalmente, no coração, fígado e rins e atua promovendo energia celular facilitando o processo de restauração decorrente dos radicais livres, preservando a integridade do DNA. A coenzima Q10 atua, principalmente, contra os danos causados pela radiação UVA e inibe a ação da colagenase (enzima responsável pela quebra da integridade das fibras de colágeno). Esse ativo tão importante na manutenção da integridade da pele pode ser encontrado de forma tópica associado com outros ativos como vitaminas A, C e E e também pode ser encontrada em forma de nutricosméticos (cosméticos orais).

Profª. Ma. Carla Christina Pereira da Silva Godinho
Docente do Curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Saúde Coletiva, especialista em Saúde da Mulher e especializanda em Biomedicina Estética e graduada em Fisioterapia

Conheça mais sobre o Curso de Estética e Cosmética da UniAteneu.