A Enfermagem se constitui como uma ciência em construção. Na antiguidade, nossa base de conhecimento era o senso comum, mas a partir do século XIX, o conhecimento científico começou a substituir o empirismo na Enfermagem, mediante uma figura que teve grande importância, Florence Nightingale. Florence se revelou como uma nova forma de cuidar, a partir de um pensamento lógico, organizado e porque não dizer “científico”.
Com o surgimento da Enfermagem moderna, houve o início do processo de cientificização que contribuiu para a construção das teorias de Enfermagem e do conhecimento epistemológico da profissão. Essas teorias têm grande embasamento em respaldo científico e isso deve-se às ações e pesquisas desenvolvidas por profissionais enfermeiros.
Atualmente, no meio acadêmico, percebe-se o crescimento de pesquisas na área da Enfermagem. A cada dia, esses profissionais buscam se aperfeiçoar e aumentar seu conhecimento, não apenas por modalidades lato sensu, mas por modalidades stricto sensu, ou seja, a busca por mestrados e doutorados. Essa “sede” pela pesquisa vem se instalando nas instituições de ensino, por meio de grupos de pesquisa e de extensão. A participação precoce do acadêmico de Enfermagem nessa experiência aumenta a sua chance e desejo de tornar-se um pesquisador futuramente.
A cada dia, ganhamos mais espaço, e para nos mantermos, temos a necessidade de nos internacionalizar, ou seja, aumentar nossas produções científicas internacionais e divulgar nossos resultados, por meio de pesquisas com cunho científico e desenvolvidas com rigor metodológico. A partir desse processo de internacionalização, tanto dos programas de Enfermagem como das publicações, conseguiremos destaque e reconhecimento. Isso proporciona o crescimento do acadêmico e do futuro profissional, melhorando a qualidade do conhecimento científico produzido e da assistência prestada.
Os avanços na Enfermagem no campo científico vêm crescendo a cada dia, mas para isso urge a necessidade de formação de novos profissionais motivados para darem continuidade ao legado e que busquem desenvolver pesquisas em diferentes campos para dar visibilidade à profissão. Esse processo forma novos profissionais com pensamento crítico em todos os âmbitos, desde a prática assistencial até o aprofundamento teórico da pesquisa.
Prof. Drª. Vanessa da Frota Santos
Docente do Curso de Enfermagem da UniAteneu
Doutora e mestre em Enfermagem, especialista em Saúde Pública, Informática em Saúde e Preceptoria em Saúde e Saúde Mental e enfermeira da Clínica Obstétrica da Maternidade Escola Assis Chateaubriand e do Instituto Dr. José Frota
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