Identificação de vítimas pela arcada dentária

  • Categoria do post:Saúde
No momento, você está visualizando Identificação de vítimas pela arcada dentária

Vemos através das lentes da TV e mídias sociais acidentes, desaparecimento de vitimas, mortes violentas, quedas de aeronaves, incêndios. Isso faz parte do cotidiano humano e não há como evitar, pois acidentes sempre ocorrerão. As famílias dos entes perdidos querem dar uma despedida honrosa daquela pessoa que sofreu o sinistro. Então, é necessário a identificação da vítima. A primeira forma de identificação é através das digitais da vítima, onde faz a comparação das digitais com o banco de dados no qual todo cidadão ao tirar a sua carteira de identidade registra as suas digitais.

Em alguns casos de acidentes onde a vitima sofre o processo de carbonização ou estado avançado de decomposição, a papiloscopia não pode ser mais executada devido a perda das papilas digitais. Demanda-se a utilização de outros métodos como o DNA, porém, a sua execução é muito cara e demorada. Então, é utilizado o método de identificação pela arcada dentária. Método rápido, barato e prático. Consiste na comparação de um exame com a arcada dentária da vítima. Pode ser utilizados radiografias, fotografias, modelos de estudo e odontograma.

Por isso é fundamental que o cirurgião-dentista faça o prontuário e mantenha atualizado. O profissional que não faz desta forma, incorre numa infração ética e pode ser processado eticamente no conselho regional pela ausência do prontuário e a sua falta de atualização. O prontuário pertence ao paciente, mas a sua guarda e sigilo é do profissional que o atende, devendo ser guardado por 20 anos.

O prontuário é fundamental. É obrigatória a sua elaboração e atualização. Ele vai ajudar na organização do tratamento do paciente, protege o profissional contra processos judiciais e éticos e serve de ajuda humanitária na identificação de vítimas humanas decorrente de sinistros de grande proporção, onde não se pode mais fazer a papiloscopia.

Prof. Gustavo Heimbecker Castelo
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu.
Especialista em Vigilância Sanitária e em Implante e Prótese e graduado em Odontologia.

Saiba mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.