Extensão universitária: a teoria na prática

Você está visualizando atualmente Extensão universitária: a teoria na prática

Sempre que falamos de extensão, surge a questão: fazer ou não fazer? Anteriormente, as disciplinas de extensão universitária não eram obrigatórias para o estudante de ensino superior, porém, hoje isso mudou! A normativa de Lei nº 13.005 de 2014, adiada pela pandemia da Covid-19, entra em vigor pela Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018 do Ministério da Educação (MEC), que estabelece as atividades de extensão devem compor no mínimo 10% da carga horária total dos cursos de graduação e devem fazer parte da matriz curricular dos cursos.

Apesar de algum tempo em execução, a extensão superior ainda não atinge um número satisfatório de alunos do primeiro semestre. Mas porquê? Como motivar esse grupo estudantil? Explicar como vai funcionar a nova lei de curricularização das atividades de extensão seria o primeiro passo. É essencial destacar o quão relevante é o uso das teorias em suas aplicações práticas.

As atividades de extensão nada mais são do que programas e projetos que ligam a universidade à sociedade, o que permite a aplicação do conhecimento acadêmico em benefício da comunidade. São uma parte essencial do ambiente universitário, onde se oferece oportunidades para estudantes e para a comunidade. Assim, torna-se mais fácil conquistar o calouro: uma abordagem direta e simples, com objetivo de fomentar a produção de conhecimento, ou de aplicar o conhecimento produzido e disseminado na pesquisa e no processo de ensino e aprendizagem.

Alunos perdidos ou desmotivados sempre vão existir, mas não estão desamparados! Contar com uma equipe de docentes qualificados e com abordagem correta consiste em criar atividades práticas que estejam relacionadas às disciplinas cursadas. Estender a universidade para além dos seus muros, interagindo com a comunidade, visando à troca de saberes com foco na construção de atuações públicas de qualidade, um leque que envolve cursos, palestras, eventos, congressos, seminários, ciclos de debates, exposições, dentre outras. Agora podemos nos envolver nessa ação com propósito.

Enfim: “A Extensão Universitária aparece como o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade”¹ (Forproex). Agora, ficou fácil! O aluno estará envolto em um campo de mil maravilhas! Vamos lá! Enfim, o conhecimento significa o poder disseminado. Comece agora!

¹ Forproex 2018: O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras é uma entidade voltada para a articulação e definição de políticas acadêmicas de extensão, comprometida com a transformação social para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.

Profª. Ma. Alexsandra de Matos Gil
Docente do Curso de Gestão Financeira do Centro Universitário Ateneu
Doutoranda em Ciências Sociais, mestre em Antropologia Alimentar, com MBA em Auditoria e Perícia Contábil e graduada em Ciências Contábeis

Saiba mais sobre o Curso de Gestão Financeira da UniAteneu.