A inspeção predial tem a função de avaliar o estado de uma edificação quanto à segurança, conservação, funcionalidade, entre outros. Esse assunto tem ganhado destaque por conta da ocorrência de acidentes e do surgimento de leis municipais que tornam a vistoria da edificação obrigatória. Em função disso, a inspeção predial é um importante item para garantir que a edificação atinja a sua vida útil de projeto, preservando a sua estrutura e oferecendo mais segurança aos moradores.
A NBR 15.575, norma relacionada ao desempenho das edificações, estabelece que a vida útil do sistema estrutural deve ser de no mínimo 50 anos. Para garantir que a estrutural chegue a essa idade sem manutenções consideráveis, manutenções corretivas, por exemplo, os proprietários ou síndicos devem se atentar às vistorias técnicas periódicas para avaliar o desempenho da estrutura ao longo dos anos e a necessidade de manutenções preventivas. De acordo com a NBR 6118, existem mecanismos de deterioração relativos ao concreto, como lixiviação, e relativos à armadura, como a carbonatação e o ataque por cloretos, que provocam a degradação da estrutura e, consequentemente, diminuição da segurança da edificação.
Quando a inspeção predial é feita de forma regular, mais segurança é oferecida aos moradores. Na vistoria são avaliados diversos itens, além da estrutura, como impermeabilização, instalações prediais e revestimento de fachadas. Falhas no sistema de impermeabilização podem tornar os ambientes insalubres com a proliferação de fungos, provocando doenças respiratórias e comprometendo a qualidade de vida dos moradores. O revestimento de fachada é outro item bastante vistoriado nas inspeções. É realizado o teste da percussão para identificar possíveis desprendimento de placas, resultado da má execução desse serviço ainda na fase de construção do edifício.
A manutenção das edificações deve ser um serviço mais valorizado pela população, haja vista que as edificações estão envelhecendo. O poder público e os conselhos de classe devem promover campanhas de conscientização da sociedade para alertar os perigos da não realização das inspeções prediais.
Prof. Me. Felipe Oscar Pinto Barroso
Docente do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Engenharia Civil, especialista em Estruturas de Concreto e Fundações e graduado em Engenharia Civil
Saiba mais sobre o Curso de Engenharia Civil da UniAteneu.