Com uma pesquisa rápida na Web hoje em dia, é possível constatar em poucos minutos que um profissional que atua na área de Marketing está entre os “talentos”, digamos assim, mais essenciais para o sucesso de um negócio na atualidade e, consequentemente, está entre os mais procurados e bem pagos pelas empresas. Aqui, no entanto, um esclarecimento se faz necessário. O Marketing sempre foi essencial dentro de qualquer organização que quisesse prosperar em mercados complexos e dinâmicos (é quase um clichê em qualquer artigo sobre negócios mencionar estas duas “características básicas” dos mercados. Porém, é a mais pura realidade. Basta perguntar a qualquer empresário. Por isso, convém reforçar sempre).
Marketing envolve gerir negócios levando em conta a identificação e a satisfação legítima das necessidades e desejos de grupos de consumidores. Essa é a versão simples de Marketing. Por trás dela, tem muito trabalho. A questão é que se começou a falar que esse é o antigo Marketing. É o Marketing “na teoria” ou Marketing tradicional. O que seria o novo Marketing, então?
Gestão do digital branding, Google Ads, métricas, conhecimento avançado em todas as plataformas digitais atuais e as que surgirem amanhã (sim, elas vão surgir), desenvolvimento de landing pages, campanhas digitais, coordenação de eventos on-line… Estes são alguns dos inúmeros termos (práticas ou ferramentas) atribuídos ao novo Marketing. Quem está na área e pelo menos não sabe o que significa estes termos está desatualizado.
O ponto-chave aqui é: o novo Marketing não substitui o antigo Marketing. Ele complementa. Soma. Vai além. Pouca coisa ou nada desse antigo Marketing é realmente antigo ou ultrapassado, como alguns fazem crer. Basta passar o olho rápido nas feiras, nas lojas físicas, em todos os estabelecimentos comerciais de uma cidade para entender que esse “antigo” continua aí. Portanto, o profissional de Marketing mais completo do mercado é aquele que, tal como ocorre com qualquer profissão, sabe identificar, entender e lidar com as nuances do “novo” ou tendência (seja uma prática, seja uma ferramenta) sem jamais perder de vista a importância do que é básico, do elementar, da essência da sua profissão.
Prof. Ms. Edmilson Pinto de Albuquerque Júnior
Docente do Curso de Processos Gerenciais do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Administração e Controladoria, especialista em Gerência Executiva de Marketing e graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda
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