A Odontologia sempre soube que a gengiva e o osso alveolar (osso em volta do dente) têm uma relação muito forte com a saúde geral. Ou seja, gengiva sadia reflete uma condição sistêmica sem doenças graves. A gengiva e o osso alveolar infeccionados liberam substâncias tóxicas e bactérias para o sangue e, esses elementos, se instalam em diversos órgãos do nosso corpo produzindo doenças, algumas graves.
A endocardite infecciosa (inflamação do músculo do coração) e a pneumonia em pacientes de unidade de terapia intensiva (UTI) são focos de infecções no cérebro, seio maxilar e até no mediastino (tecido localizado próximo ao pulmão e coração. Atualmente, as infecções dos tecidos em volta dos dentes são implicadas em partos pré-maturos. Algumas pessoas têm que ter um cuidado dobrado com a gengiva.
Os diabéticos são os que mais sofrem com problemas gengivais. Pacientes que fazem tratamento quimioterápicos e radioterápicos podem apresentar lesões graves da gengiva e do osso alveolar. Transplantados ou candidatos para receber órgãos precisam de cuidados especiais da gengiva, dos dentes e do osso que os sustentam. Mulheres grávidas devem ter um acompanhamento gengival durante toda a gravidez. Mudanças hormonais modificam temporariamente a gengiva, tornando-a mais sensível a infecções.
Pessoas que usam aparelhos nos dentes ou próteses parciais (pontes) tendem também a desenvolver doenças gengivais, principalmente, quando não fazem uma boa higienização. Uma gengiva e um osso alveolar sadios têm que apresentar as seguintes características: sem sangramento e inchaços, aderidos ao dente, de cor rosa clara ou com alguns pontos enegrecidos, dependendo da etnia da pessoa.
Para uma saúde bucal e sistêmica, são necessários ter uma boa higienização, usar alimentos naturais e que exijam mastigação, ter uma boa salivação, procurar sempre ajuda de um dentista ao menor sinal de doença gengival e manter uma rotina de prevenção.
Prof. Me. Carlos Antônio Moreira
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Radiologia, especialista em Radiologia Odontológica e em Patologia Bucal e graduado em Odontologia
Saiba mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.