Qual a diferença entre arquiteto e engenheiro civil? O que faz o engenheiro civil? Qual a função de um arquiteto?

Você está visualizando atualmente Qual a diferença entre arquiteto e engenheiro civil? O que faz o engenheiro civil? Qual a função de um arquiteto?

Algumas indagações são frequentes quando se trata das profissões de engenheiro civil e arquiteto: “Qual a diferença entre arquiteto e engenheiro civil? O que faz o engenheiro civil? Qual a função de um arquiteto?”. Para quem deseja construir ou reformar precisa compreender a diferença entre um arquiteto e um engenheiro, pois na hora de contratar é preciso qual o profissional correto atua em cada etapa da obra. Dessa forma, pode-se dizer que o que caracteriza tais especialistas é a abordagem que eles têm no momento de planejar um projeto, mas que eles possuem funções que se complementam em uma obra.

O engenheiro civil é o profissional que tem a competência de planejar e executar edificações dos mais diversos tipos, como por exemplo, residências, empresas, parques industriais, rodovias, dentre outras. Os mesmos devem se preocupar com os aspectos práticos e técnicos de uma obra, calculando todas as dimensões necessárias. Além disso, deve ter o cuidado de adequar ao terreno e gerenciar todo o desenvolvimento do projeto. Vale salientar que o engenheiro civil possui a responsabilidade de lidar com a fundação das construções, além das questões estruturais, geográficas, de saneamento e também hidráulica. Ele deve criar os desenhos técnicos que guiam os operários e pode tomar decisões juntamente com a equipe de construção civil, a fim de que o projeto seja executado com sucesso.

Assim como o engenheiro civil, o arquiteto também tem a capacidade e licença para projetar ambientes e edifícios. No entanto, a abordagem desses profissionais está muito mais ligada ao aspecto estético e cultural da edificação. Isto é, como aquele ambiente ficará visualmente e como se relacionará com o público-alvo. Além do planejamento, esse especialista fica a cargo de escolher os materiais a serem utilizados desde a fundação, como revestimento interno e externo.

O mesmo também projeta a iluminação de cada área, quais os elementos devem ser colocados em espaços distintos e o estilo final da obra. Ou seja, é o arquiteto que decide se um projeto terá um estilo clássico, criativo, minimalista, industrial ou qualquer outro. Essa escolha é feita pensando nos pedidos feitos pelo cliente e também nas necessidades que os moradores daquele local terão. Esses profissionais também podem trabalhar no planejamento de infraestrutura urbana, projetando o crescimento das cidades de maneira mais organizada e que não prejudique o cotidiano e a qualidade de vida da população.

Pelo que foi exposto, conclui-se que para exercer suas funções e poder assinar projetos, os engenheiro civis precisam se formar por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Já os arquitetos vinculam-se ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Enquanto os engenheiros lidam com questões de hidráulica e saneamento, os arquitetos atentam-se mais aos aspectos estéticos de uma obra. Os arquitetos projetam pensando na relação entre a construção, o meio em que ela está e os usuários, já os engenheiros têm uma abordagem mais prática pensando na funcionalidade de cada espaço do projeto arquitetônico.

Prof. Me. Francisco Carlos Castro
Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, especialista em Ensino de Matemática e graduado em Engenharia Civil e em Física

Saiba mais sobre o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu