Dentro do ambiente escolar, podemos identificar diferentes tipos de professores, cada um deles, com sua forma de ensinar, com sua didática, aplicada juntamente usando suas características pessoais, profissionais e as técnicas de ensino. (LIBÂNEO, 1994). O corpo docente de uma instituição de ensino, de acordo com Tardiff (2014), é sustentado por diversos saberes, entre eles, temos: os saberes práticos, vivenciais e experienciais. Partindo desses três saberes, podemos identificar a importância que o docente precisa ter na organização e estrutura da sua forma de atuar em sala de aula. Vale ressaltar que essa organização parte, principalmente, de sua formação, mas também de sua atuação, localizada em um contexto e um espaço.
Desta forma, é possível observar que são diversos os saberes que norteiam à docência, e que suas aplicações partem desde teorias, como aqueles relacionados às concepções de educação, de ensino, de aprendizagem, de sujeito e de sociedade; como também os conteúdos que devem ser trabalhados em sala de aula; bem como os saberes das Ciências da Educação, dentre eles a Didática; além dos saberes práticos, referentes às experiências do dia a dia e o conhecimento a sua volta, que são integrados à atuação do profissional (TARDIFF, 2014).
Um questionamento norteador para essa pesquisa é tentar compreender por que alguns professores são apontados como especiais e inesquecíveis. E mais além, como estes conseguem se manter nesse patamar em um período em que tem sido muito relevante o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), citada por Almeida (2014). Entre várias características, podemos dizer que um professor marcante ensina bem, conhece bem sua área, é inovador e acima de tudo usa todas essas características com afetividade. Ser um professor teórico é importantíssimo, mas para ser completo é necessário que, além disso, use a prática docente ao seu favor, e que saiba fazer isso de forma afetiva.
Em vários relatos de estudantes as frases mais ouvidas são: “ele/ela sabe ensinar”, “a gente consegue entender o que ele/ela diz”; “ele/ela é amigo (a) da gente”. Existe nessas respostas um “mix” de competências, habilidades e atitudes do professor. O docente marcante não trabalha somente aulas expositivas, ele também desenvolve diferentes técnicas em sala de aula. E no mundo globalizado em que vivemos, as tecnologias digitais não podem, nem devem ficar de fora do contexto educacional.
As formações continuadas, formais ou não, devem ser prioridade na vida profissional de um professor marcante, visto que, para que este possa deixar sua marca registrada na vida de seus alunos, é necessário que a inovação seja a chave do seu desenvolvimento contínuo. Um professor marcante ver além do seu tempo, planeja suas aulas com constância, investiga e conhece o que seus alunos já dominam dentro do seu conteúdo, porque sempre analisa os “feedbacks” recebidos. Ele alia características positivas entre o domínio afetivo e o cognitivo. Busca compreender a realidade vivida pelos seus discentes e após isso, busca aprimorar suas práticas pedagógicas dentro dessa realidade.
É preciso compreender que para ser um professor marcante é necessário ter algumas habilidades requeridas e que estas não são inatingíveis, desde que possamos lembrar que “a maneira como cada um de nós ensina está diretamente dependente daquilo que somos como pessoa quando exercemos o ensino” (NÓVOA 1995, p.17). Em resumo, a presente pesquisa é um convite para que cada professor possa refletir, primeiramente, sobre sua prática docente; e em segundo, seja capaz de questionar se tem realmente sido um professor marcante na vida de muitos de seus alunos. Além de um despertar, para que este possa buscar sempre inovar, buscar as inúmeras ferramentas e técnicas digitais que podem ser usadas em sala de aula; e aprender e colocar em prática, de forma afetiva todo conhecimento adquirido ao longo de sua carreira.
Desta forma, é importante também que o docente que deseja fazer parte desse grupo seleto de professores, tenha compromisso também com a inclusão digital, parte admirável e desafiadora do processo de ensino e da aprendizagem, pois assim, não teremos apenas o título de professores marcantes, mas também a efetividade de uma educação de qualidade tanto para docentes como para os discentes do século XXI.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, M. E. B. Web Currículo: Aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1994.
NÓVOA, Antônio. Os professores e as histórias de sua vida. In NÓVOA, Antonio (org.) Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995.
TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.
Profª. Sílvia Leticia Martins de Abreu
Docente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, em Didática em Ensino Superior e em Administração Escolar, tem MBA em Gestão e Negócios e graduada em Letras – Português/Inglês.
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