Arte na educação infantil e os diferentes tipos de linguagens

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A arte na educação infantil foi caracterizada por muito tempo como simples desenhos que não reproduziam sentidos nenhum, não existia valorização nem empenho por parte dos docentes, e até mesmo as crianças não demonstravam envolvimento significativo. Coli (1995, p. 8) afirma que “são certas manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é admirativo”. Então, é entendido que a arte pode sim influenciar a imaginação e criatividade, contribuindo para a formação da personalidade de forma significativa.

Todavia, devemos trabalhar com as atividades artísticas desde o início da vida escolar da criança, seja através das artes visuais, dança, música e também do teatro. Cada uma dessas linguagens artísticas apresenta qualidades próprias de linguagens verbais e não-verbais. A movimentação do corpo é um dos primeiros conhecimentos que a criança adquire. É preciso conhecer o corpo e esta necessidade ajuda na construção de sua autonomia. Esta ação é prazerosa, por aos poucos ir conseguindo explorar novos ambientes. É uma atividade que faz parte do desenvolvimento da criança.

Dentre as linguagens artísticas, a dança é considerada a que engloba todas as faixas etárias. O PCN (1997) afirma que este tipo de arte sempre esteve composto nas diferentes culturas humanas, no trabalho, na religião e também nas atividades de lazer. O homem que criou esta manifestação, e desde então a prestigia. Através da dança, a criança ganha entendimento de si mesma e daquilo que a rodeia. No dia a dia, a criança passa por diferentes ações, como correr, girar, pular, subir e descer, pois elas sentem a necessidade de experimentar o seu limite do corpo.

A música, que também é denominada como linguagem artística e sempre esteve associada às tradições e às culturas de cada época, é um produto cultural e histórico. É mais uma maneira de comunicação e expressão que se pode interpretar, improvisar e criar. É de grande importância que as crianças tenham acesso a vários tipos de música para fortalecer seus conhecimentos sonoros.

Por fim, o teatro, que é uma linguagem fundamental na proposta de ensino e aprendizagem. As crianças adoram quando o professor interpreta uma história ou pede para eles interpretarem. É uma prática espontânea experimentada também nas dinâmicas e jogos como, por exemplo, faz de conta.

Desta forma, compreendemos que a arte na educação infantil deve se fazer presente logo desde os primeiros anos da educação, pois é essencial ao desenvolvimento das competências necessárias aos processos de formação da criança, além de ser também uma forma que o homem encontra para compreender o mundo que está envolvido e de se relacionar com ele.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

COLI, Jorge. O que é Arte. 15ª ed., Editora Brasilense, São Paulo – SP, 1995.

 

Profª. Line Maria de Lima Gadelha

Docente do Curso de Pedagogia da UniAteneu

Especialização em andamento em Psicopedagogia, tem MBA em Administração e Negócios e é graduada em Pedagogia

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