Os cuidados iniciais com o couro cabeludo. Quando começar?

  • Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente Os cuidados iniciais com o couro cabeludo. Quando começar?

A dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, seborreica ou eczema seborreico é um problema dermatológico, tratando-se de uma condição inflamatória que afeta em particular o couro cabeludo e outras regiões oleosas da pele, como a região retroauricular (parte detrás da orelha) e parte superior do tórax, como por exemplo: rosto, laterais do nariz, sobrancelhas, orelhas, pálpebras.

Tais sintomas envolvem coceira e descamação da pele, sem inflamação visível inicialmente, causando descamação, prurido e, posteriormente, podendo apresentar eritema acentuado, caracterizada geralmente por escamas ou crostas brancas ou amarelas. Vários fatores podem estar associado ao seu surgimento como secreções sebáceas, colonização fúngica da superfície do couro cabeludo, suscetibilidade individual, condições neurológicas e psiquiátricas, como doença de Parkinson e depressão, sistema imunológico enfraquecido, como visto em receptores de transplante de órgãos e pessoas com HIV/AIDS, pancreatite alcoólica e alguns tipos de câncer e o uso excessivo de alguns medicamentos e cosméticos contribuem para o surgimento da caspa. Além disso, é relatado que a chance de maior incidência ocorre nos primeiros três meses de vida, durante a puberdade e na idade adulta, com ápice dos 30 aos 60 anos de idade.

Geralmente, o diagnóstico é realizado por meio de anamnese com a tricoterapeuta, profissional encarregado de lidar com os acometimentos, patológicos ou não, que envolve a região capilar dos seus pacientes, e histórico clínico do paciente, podendo desaparecer sem tratamento, ou após um ciclo de tratamento podendo retornar novamente com muitas incidências ao longo da vida.

Alguns especialistas recomendam o uso de cetoconazol, corticosteroides tópicos, usados na cabeça e em outras áreas e deve ser usado duas vezes por semana até que os sintomas estejam controlados, podendo ser complementado com xampus que contenham piritionato de zinco, sulfureto de selênio, ácido salicílico e enxofre, ou alcatrão. Não existe cura definitiva, entretanto, manter uma alimentação saudável e hábitos de vida saudáveis são fundamentais para o controle da doença. Além disso, manter a saúde mental e física longe do estresse do dia a dia e diminuir a tensão como preocupações exageradas, associado com boas noites de sono, pode contribuir para a saúde do couro cabeludo e controle da dermatite seborreica.

Profª. Tatiane da Silva Kriger
Docente do Curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Ateneu
Especializanda em Tricologia e Terapia Capilares e Dermoestética e Cosmetologia e graduada em Estética e Cosmética

Conheça mais sobre o Curso de Estética e Cosmética da UniAteneu.