A extensão curricular está presente em todas as instituições de qualidade e se relaciona com ensino e pesquisa, formando o que se chama “tríade universitária”. O objetivo da extensão é criar uma relação entre a comunidade e a universidade, desenvolvendo ações que possibilitem troca de conhecimentos e prestem auxílio à população, seja por meio de atendimento gratuito, clínica-escola, orientação e outros.
A relação entre ensino e extensão aponta para uma formação que se preocupa com os problemas da sociedade contemporânea, mas carece da pesquisa, responsável pela produção do conhecimento científico. Justifica-se, então, a existência, a valorização e a indissociabilidade da tríade. Atualmente, atividades de extensão passaram a ser obrigatórias no currículo dos cursos de graduação e essa determinação vale para as entidades públicas e privadas.
Considera-se que as atividades extensionistas, segundo sua caracterização nos projetos políticos pedagógicos dos cursos, podem se inserir em diversas modalidades, como: programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços, facilitando a autonomia e o planejamento individual de cada instituição.
Por meio da extensão, a universidade materializa sua função pública, colabora e participa da comunidade ao seu redor e da sociedade geral, troca e compartilha conhecimentos e saberes entre estudantes e professores com outros setores sociais. A partir dessa interação transformadora, novos saberes e conhecimentos são produzidos.
O compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição é articulado pela extensão, levando em consideração as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social.
A extensão curricular é, portanto, uma das funções sociais do ensino superior, garantindo valores democráticos de equidade, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social. Torna-se clara sua importância como geradora de políticas públicas, servindo como instrumento de inserção social e aproximando a academia das comunidades e instituições adjacentes.
Profª. Drª. Camille Maria de Holanda Angelim Alves
Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Ateneu
Doutora em Ciências Biológicas, mestre em Ciências Fisiológicas e graduada em Fisioterapia.
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