O empreendedorismo e a Odontologia

• Categoria do post:Saúde / Topo
Você está visualizando atualmente O empreendedorismo e a Odontologia

No atual cenário brasileiro, as Ciências da Saúde caminham lado a lado com o empreendedorismo. O espírito empreendedor favorece o aprendizado, vez que, a partir do momento que o estudante se percebe como o próprio autor de sua carreira, assume total responsabilidade e compromisso por seus estudos e pelo impacto de seu trabalho na sociedade.

Tal panorama suscita uma participação ativa desses profissionais no sentido de fortalecer o vínculo com colegas de trabalho e com os seus clientes. Estabelecer uma cultura de empreendedorismo com impacto social, conceber as redes sociais como ferramentas de divulgação e as novas tecnologias como instrumentos de renovação no meio odontológico, são estratégias fundamentais para o crescimento dos odontólogos.

O empreendedorismo exige liderança e liderar é respeitar a todos, construir relacionamentos e estimular o potencial de desenvolvimento daqueles a sua volta. Ainda, a liderança desenvolve a humildade, característica fundamental para o sucesso profissional. Descentralizar é se perceber como parte de um todo, reconhecendo-se como um ator em constante aprendizagem. Assim, podemos afirmar que o arrogante, normalmente não aprende muito, pois já acha que sabe tudo.

Não raro, o espírito autônomo dos odontólogos emerge da necessidade desses profissionais de estabelecer clínicas próprias. Nesse sentido, uma cultura multidisciplinar, com conhecimentos sobre finanças, marketing digital e gestão de pessoas, por exemplo, é fundamental para a manutenção e crescimento dos serviços ofertados na clínica. Além disso, por prestarem um serviço essencial para sociedade, os odontólogos devem estar atentos aos impactos sociais do seu trabalho, sobretudo, por estarem em um dos países mais desiguais do mundo.

Também, mesmo para aqueles que não desejam abrir o seu próprio negócio, uma atitude empreendedora dentro do mundo do trabalho, a partir de uma conduta proativa e de uma constante renovação de conhecimentos, eleva a condição do profissional da odontologia.

O mercado de trabalho atual exige dos profissionais autônomos competências que vão além de conhecimentos específicos de suas áreas, como marketing pessoal, uma boa rede de relacionamentos, captação, retenção de clientes, dentre outros conhecimentos. Assim, nos dias atuais, diante de um cenário altamente competitivo, é importante deter novas tecnologias e ter visão de negócios.

Profª. Drª. Nila Maria Bezerril Fontenele

Docente do Curso de Odontologia da UniAteneu

Doutora em Bioquímica, mestre em Saneamento Ambiental e graduada em Ciências Biológicas

Conheça o Curso de Odontologia da UniAteneu.