É indiscutível a grande concorrência no mercado odontológico¹, e pesquisas indicam que estratégias de marketing de conteúdo já estão sendo utilizadas por 69% dos profissionais brasileiros e tornaram-se indispensáveis para ter sucesso². A internet mostra-se como um campo amplo de possibilidades para o Marketing Digital, sendo cada vez mais explorada, seja de forma amadora ou profissional. Para atingir o sucesso nesse campo, são necessárias algumas estratégias: marketing interno quanto externo¹, sendo este de grande valor; e a observância ao código de ética da Odontologia e acompanhamento dos resultados. Assim, o Marketing Digital pode ser uma ferramenta eficiente em prospectar clientes para o cirurgião-dentista, melhorando desta forma as oportunidades.
Para Gabriel Chalita, ser professor é ser um agricultor que semeia a preciosa semente, o conhecimento, em um solo sempre fértil, o estudante. Esse ato de semeadura acompanha, por sua vez, as realidades peculiares de cada época. É inegável que a adaptação a novos sistemas educacionais, se por um lado fascina, por outro causa um certo desconforto em professores, alunos e gestores. As mudanças geradas pelo cenário pandêmico não deixam dúvidas quanto a isto.
Desde uma Educação caracterizada por uma hierarquia verticalizada de saberes até a Educação 5.0, professores, alunos e gestores aprenderam e continuam a aprender³. Compreender este processo, tendo claro que este jamais será compreendido em sua totalidade, é importante para que a formação dos futuros dentistas seja não apenas tecnicamente primorosa e exigente, mas também humanizada, digital e massificada.
Diante destes cenários, Marketing Digital e Educação 5.0 cabe, portanto, aos gestores e professores elaborarem estratégias didáticas que não apenas façam uso das tecnologias disponíveis, mas que preparem os futuros profissionais a caminhar em um mundo cada vez mais virtual e de relações virtualizadas. Por outro lado, cabe aos estudantes o desenvolvimento da autonomia com responsabilidade individual, social e ambiental; e a proatividade e criatividade no exercício de uma Odontologia que não esteja voltada apenas para estética, rapidez e precisão dos procedimentos, mas também desenvolvida em uma sólida base científica e humanizada.
REFERÊNCIAS
¹ VIOLA, N. V.; OLIVEIRA, A. C. M.; DOTTA, E. A. V. Marketing em odontologia: uma ferramenta que faz a diferença. Revista Brasileira de Odontologia, Rio de Janeiro, v. 68, n. 2, p. 248-51, jul./dez. 2011. Disponível em: http://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/313/267. Acesso em: 03 fev. 2022.
² ROCK CONTENT. Marketing de Relacionamento: o que é e por que ele é importante para sua empresa. (201?). Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-de-relacionamento/. Acesso em: 03 fev. 2022.
³ JUNIOR, Guanis de Barros Vilela et al. VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA A EDUCAÇÃO 5.0?. Revista CPAQV–Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida| Vol, v. 12, n. 1, p. 2, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Guanis-VilelaJunior/publication/337670234_LIVREPENSAR_VOCE_ESTA_PREPARADO_PARA_A_EDUCACAO_50_Are_you_ready_ for_Education_50/links/5de43a6b4585159aa45a0577/LIVRE-PENSAR-VOCEESTA-PREPARADO-PARA-A-EDUCACAO-50-Are-you-ready-for-Education-50.pdf>. Acesso em 03 fev. 2022.
Prof. Me. Emanuel Rodrigues Morais
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Saúde Pública, especialista em Práticas Clínicas em Saúde da Família e graduado em Odontologia
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