É normal que em algumas conversas sobre dinheiro, empresas e sucessos apareçam menções sobre empresas que estão nos mercados há décadas e mesmo sem precisarem se alinhar com a tecnologia atual ou imagem alfa, ainda vendem bem e parecem saudáveis. Assim como as pessoas vivas, as empresas (pessoas jurídicas) têm seus pensamentos e coisas invisíveis aos externos. A mera impressão de que tudo vai bem somente pela visão do patrimônio físico, por sua presença em determinadas praças ou pela fama de sua marca que, em muitas vezes atravessa décadas como líder, não significa que há liquidez nas atividades mercadológicas ou lucro real aos investidores e sócios!
De vez em quando um escândalo cai na mídia sobre grandes marcas que aparecem quebradas ou fechando as portas, como foi o caso recente da Americanas. O que não se sabe pontualmente onde e quando começou a derrocada de seu capital líquido e sua saúde financeira. Cabe então aos técnicos profissionais da área do Marketing a observação das realidades expostas. No caso de um profissional ser contratado para salvar uma dessas empresas, as técnicas de consultoria em Marketing serão ricamente aproveitadas em conjunto com os diversos departamentos de liderança da mesma, no intuito de mudar o quadro encontrado.
A observação geral com foco inicial no organizacional e no estratégico mostrará em um raio X em que situação verídica a empresa se encontra com relação às suas atividades de produção e serviços, assim como no meio externo e seus players competentes. Há de se salientar que consultoria em Marketing é para toda empresa que não seja monopólio e se sinta capaz de delimitar seu espaço contra os concorrentes. É evidente que em um monopólio não há concorrência e, portanto, não precisa de esforço para melhorar pontos nos produtos ou serviços a fim de conquistar o cliente, já que o mesmo não tem chance de escolha no consumo.
É sabido que o refino constante das atividades produtivas e comerciais sobre todo o aparato empresarial leva a um resultado sempre mais otimizado em custos e danos e maximizado em resultados e crescimento, coisa que as antigas empresas, mesmo que fornecedoras de commodities, ignoram por mera posição de existência. A verdade é que ao final e em breve tempo, todas as empresas que ficarem esperando os clientes se ajustarem aos perfis seculares deles irão simplesmente sumir! Consultoria é técnica refinada, contínua e indispensável às empresas do século XXI.
Prof. Me. Mariano Lins
Docente do Curso de Marketing do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Gestão e Auditorias de Meio Ambiente, especialista em Logística Empresarial, tem MBA em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal e é graduado em Marketing de Varejo
Saiba mais sobre o Curso de Marketing da UniAteneu.