Gestão do conhecimento como vantagem competitiva

Você está visualizando atualmente Gestão do conhecimento como vantagem competitiva

As inovações dos sistemas de gestão, as teorias da escola humanista da Administração e do pensamento estratégico elevaram o grau de importância das pessoas nas organizações, criando a economia do conhecimento, que passa a ser fator decisivo para a implementação de mais inovações nas empresas, promovendo aprendizado organizacional e crescimento sustentável.

As empresas passaram a investir na gestão do conhecimento, realizando mais cursos e contratando mais consultorias para aprimorar suas competências, implantando modelos de gestão de recursos humanos para desenvolver e reter talentos, onde o conhecimento técnico combinado com o tácito, e ainda, a experiência das pessoas passa a criar vantagem competitiva frente à concorrência.

Para Drucker (1999), a gestão do conhecimento é a capacidade de gerenciar, descobrir, mapear, classificar, captar, distribuir, criar, multiplicar e reter conhecimento com eficiência, eficácia e efetividade para que uma organização se coloque em posição de vantagem competitiva em relação às outras para gerar lucro e expansão no mercado.

A adoção de estratégia competitiva ofensiva precisa de boa capacidade criativa e técnica, seja internamente ou através de consultorias e acesso a laboratórios de P&D, que lhe permita desenvolver inovações mais complexas que dificultem a reprodução por parte dos concorrentes. A capacitação tecnológica é fundamental para o aprendizado organizacional e elevação do patamar competitive da firma.

Segundo Tigre (2014), o conhecimento utilizado nas atividades econômicas é normalmente dividido em tácito e codificado. O conhecimento tácito é aquele vinculado às habilidades e experiências dos indivíduos, possui um caráter subjetivo e dificilmente é possível de transferi-lo. Já o conhecimento codificado está apresentado em manuais, livros, software etc.

Desse modo, a gestão do conhecimento no mundo moderno das organizações é considerada fundamental para o crescimento empresarial e geração de valor das companhias no mercado globalizado.

Prof. Me. Paulo Roberto Martins Grangeiro
Docente do Curso de Administração do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, tem MBA em Gestão Estratégica de Marketing e graduado em Administração de Empresas. É consultor e palestrante nas áreas de marcas e patentes, plano de negócios, empreendedorismo e inovação.

Conheça mais sobre o Curso de Administração da UniAteneu.