Formação continuada de docentes: quais os benefícios?

Você está visualizando atualmente Formação continuada de docentes: quais os benefícios?

A formação continuada promove ao professor o aperfeiçoamento dos seus saberes necessários para a sala de aula, metodologias ativas, a interdisciplinaridade e saberes teóricos e práticos sem fragmentação, tornando-o capaz de oferecer a qualidade de ensino esperada. Os professores precisam ter uma formação continuada, tanto para a melhoria no ensino, quanto para estarem alinhados às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN) que tratam essa formação como pauta obrigatória.

Os benefícios da formação continuada possibilitam as construções de conhecimento, direcionadas e com vistas a trazer para a realidade os conhecimentos construídos no dia a dia da escola. O professor atualizado busca constantemente novas práticas pedagógicas e se torna um facilitador, um sujeito capaz de mediar os conflitos que possam surgir durante o ano letivo, auxiliando melhor colegas, pais, alunos e aos demais da comunidade escolar.

A formação continuada é uma forma que o professor tem de se preparar para o futuro e conquistar melhores condições profissionais. Seja no âmbito acadêmico, através de pós-graduações ou em cursos livres, é na melhoria da prática docente que ela é ancorada, vista como um processo permanente e constante.

Nos últimos anos, novas metodologias de ensino, práticas pedagógicas e tecnologias educacionais surgiram e começaram a se consolidar. A formação continuada é indispensável para que as instituições de ensino e equipes de educação acompanhem essas novidades e consigam evoluir e proporcionar uma educação ainda mais qualificada e completa aos alunos, promovendo impactos positivos no cotidiano escolar, com um currículo significativo para os alunos.

Alguns dos principais objetivos da formação continuada para os professores são: adoção de novas tecnologias em sala de aula; desenvolvimento de novas competências; aperfeiçoamento de habilidades pedagógicas; aprender metodologias de ensino inovadoras; aprimorar processos de avaliação de aprendizagem; acompanhamento de políticas públicas educacionais; adoção de novas tecnologias em sala de aula; desenvolvimento de novas competências; aprender metodologias de ensino inovadoras; aprimorar processos de avaliação de aprendizagem; e acompanhamento de políticas públicas educacionais.

Esse processo também deve ser entendido como uma política pública, sendo responsabilidade do Estado promover a capacitação dos professores através de programas públicos de educação.

Profª. Drª. Bruna Germana Nunes Mota
Coordenadora do Curso de Pedagogia da UniAteneu na modalidade EaD
Doutora e mestra em Educação Brasileira e graduada em Pedagogia

Conheça mais sobre o Curso de Pedagogia da UniAteneu.