Dentre as principais causas de óbito infantil, destaca-se as doenças prevalentes, como as diarreias e infecções respiratórias. A maioria dessas mortes poderiam ser evitadas se medidas de prevenção e tratamento fossem aplicadas precocemente. A Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) é considerada uma importante ferramenta de intervenção para melhorar as condições de saúde na infância.
O AIDPI representa um instrumento fundamental para a prevenção, detecção e tratamento efetivo das principais doenças que afetam a saúde das crianças menores de cinco anos. Profissionais da atenção básica, dentre eles, a equipe de Enfermagem, são capacitados para atuar na assistência de criança usando o AIDPI como ferramenta que permite que suas ações sejam guiadas por protocolos, que orientam como deve ser feito o manejo das doenças em menores de cinco anos. Tudo isso com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil em todas as regiões do país.
Dessa forma, a sua aplicação nos serviços de saúde e na comunidade pode produzir importante impacto na redução do número de mortes na infância, na diminuição da ocorrência e na gravidade das doenças que podem acometer esse grupo etário.
Profª. Drª. Edina Silva Costa
Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Ateneu
Doutora em Ciências da Saúde, mestra em Saúde Coletiva, especialista em Enfermagem Obstetrícia e Saúde da Mulher e graduada em Enfermagem.
Saiba mais sobre o Curso de Enfermagem da UniAteneu.