Devido aos avanços tecnológicos, o uso de softwares nos projetos de Arquitetura, tem se tornado cada vez mais prevalente. Essas ferramentas auxiliam os projetistas e arquitetos em diferentes etapas do processo de desenho, desde a concepção inicial até a apresentação final do projeto. Os softwares como AutoCAD, SketchUp e Revit são muito utilizados para criar modelos 2D e 3D dos projetos. Eles permitem aos profissionais visualizar suas ideias de forma mais precisa e ajudam a comunicação com os clientes e outros membros do time de profissionais.
O desenho à mão na Arquitetura, por sua vez, é uma habilidade valiosa e relevante, apesar dos avanços na tecnologia digital. Eles permitem que os profissionais demonstrem de forma ágil suas ideias e conceitos sem depender de softwares ou equipamentos específicos. Isso pode ser útil durante as fases iniciais do processo de desenho, sendo uma técnica democrática e que demanda menos tempo quando tratada para auxiliar no processo criativo.
O processo criativo nos projetos de Arquitetura são métodos particulares de cada arquiteto. Cada indivíduo desenvolve seu processo da maneira que mais lhe gera resultados. Essa etapa abrange a elaboração da ideia inicial do projeto que pode perpassar por alterações até chegar no produto final. Todavia, esse processo pode ser melhor explorado através de esboços iniciais a mão livre, pois esse ato pode ser mais rápido para esboçar ideias, explorando várias soluções sem preocupar-se com a precisão técnica, garantindo assim que a ideia inicial que está na memória recente seja eternizada.
Os esboços iniciais podem ser chamados de croquis, que significa para o vocabulário da Arquitetura um desenho informal com traço livre e feito à mão para esbanjar o conceito ou ideia de projeto. Estes ainda podem ser mais elaborados, com textura e sombra e melhor refinamento após tratamento digitalizado. Dessa maneira, o desenho à mão livre na Arquitetura tem local de destaque quando falamos em processo criativo, sendo ferramenta chave para a elaboração de croquis, tornando a arte de capturar de forma imediata a essência da ideia que moldará todo um projeto.
Profª. Ma. Cindy Rebouças Palmeira
Docente do Curso de Design de Interiores do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Ciências da Cidade, especialista em Arquitetura de Interiores e graduada em Arquitetura e Urbanismo
Saiba mais sobre o Curso de Design de Interiores da UniAteneu.