Conheça a carreira do pedagogo e quais as vantagens de ingressar na área

Você está visualizando atualmente Conheça a carreira do pedagogo e quais as vantagens de ingressar na área

O mercado de trabalho pedagogos oferece vastas oportunidades. O cenário atual aponta para um crescimento positivo na área, uma vez que, muitas escolas (públicas e privadas) e instituições de ensino superior precisam desse profissional. Os cargos públicos também são possibilidades atrativas para quem busca a estabilidade financeira e de carreira. Há diversos concursos voltados a esses profissionais, como o de consultor legislativo e o de técnico em assuntos educacionais.

Quando pensamos no profissional formado em Pedagogia, normalmente o enxergamos como aquele que seguirá a carreira de professor. Contudo, há uma gama bem mais ampla de atuação nesse mercado. A Pedagogia oferece várias outras oportunidades que trataremos adiante. O campo de trabalho do pedagogo tem perpassado os muros das escolas. Empresas de médio e grande porte têm buscado nesses profissionais o tipo de conhecimento ideal para lidar com pessoas, definir planos de desenvolvimento e acompanhar o desempenho dos colaboradores.

Algumas áreas de gestão ou de empreendedorismo onde a Pedagogia está sendo bastante utilizada atualmente são: Recursos Humanos – várias empresas buscam pedagogos para atuarem no departamento de Recursos Humanos, colaborando nos diversos aspectos relacionados aos funcionários e suas famílias. Os conteúdos vistos no Curso de Pedagogia ajudam o profissional a desenvolver uma maior sensibilidade no trato com o outro, o que pode ser de grande valia para a gestão de pessoas; Treinamento e Desenvolvimento – os pedagogos têm como uma das demandas, o trabalho na área de treinamento e desenvolvimento de mão de obra em empresas de grande porte ou indústrias. Ele é o responsável por criar políticas de formação interna e determina os métodos mais efetivos de aprendizado para o perfil da empresa onde trabalha; Consultoria Pedagógica – o pedagogo pode promover consultorias em escolas, organizações não governamentais (ONGs), editoras, empresas e embarcar em qualquer ação voltada à educação geral e formação de quadros profissionais. É uma atividade que requer alta especialização.

Profª. Drª. Bruna Germana Nunes Mota

Coordenadora do Curso de Pedagogia da UniAteneu

Doutora e mestre em Educação e graduada em Pedagogia

Conheça o Curso de Pedagogia da UniAteneu.