Dialogando sobre a gestão escolar

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É possível perceber semelhanças entre a administração de escolas e empresas da sociedade. Assim como donos de empresas, os gestores de escolas precisam lidar com fluxo de caixa, remuneração de funcionários, motivação de professores e colaboradores, entre outros aspectos. Diante dessa percepção, estudiosos da área e gestores começaram a importar conceitos da administração de empresas para a administração das escolas. Com isso, surgiu o que foi nomeado de administração escolar.

Algumas modificações incidiram sobre a visão da escola, antes comparada a uma empresa tradicional, a educação não deve ser vista como um produto que precisa ser vendido, o papel da escola vai além de apenas repassar conteúdos para os seus alunos. A administração tradicional cria um ambiente burocrático e isso não se enquadra com o que a nova realidade social que se espera desses novos cidadãos.

Os principais objetivos da gestão escolar é buscar sucumbir todas as esferas da escola de forma integrativa, proporcionando suporte para os envolvidos na formação dos alunos. Portanto, é uma prática que visa organizar os recursos (físicos, financeiros e humanos) e as atividades realizadas no ambiente educacional, com vistas a oferecer uma educação de qualidade. A gestão escolar promove a autonomia da escola na administração dos seus recursos financeiros e pedagógicos e a otimização de tempo e processos dentro do ambiente educacional. Isso aumenta a qualidade do currículo e a motivação da equipe como um todo.

A gestão escolar é também responsável pelo processo comunicação e de manter o bom relacionamento entre os envolvidos e, além disso, promover o alinhamento de toda a equipe docente com os objetivos da escola. Também é a responsável por manter os pais e familiares informados sobre todas as questões referentes ao ensino dos seus filhos. A gestão escolar é uma teoria que vem ganhando cada vez mais espaço nas escolas da atualidade, isso porque ela permite que os proprietários de escolas tenham maior consciência dos processos internos da sua instituição e, com isso, invistam na melhoria dessas atividades.

Profª. Drª. Bruna Germana Nunes Mota

Coordenadora do Curso de Pedagogia da UniAteneu

Doutora e mestra em Educação e graduada em Pedagogia

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