Como ter sucesso profissional na Fisioterapia

Você está visualizando atualmente Como ter sucesso profissional na Fisioterapia

O acadêmico do Curso de Fisioterapia deve pensar em construir uma carreira de sucesso antes de entrar no mercado de trabalho. Com isso, deve ser de conhecimento deste estudante todo o leque de oportunidades existentes. Para que essas oportunidades sejam aproveitadas, é necessário que o aluno tenha um bom nível de conhecimento teórico geral, a respeito das disciplinas ofertadas durante o período acadêmico, bem como uma qualificação do seu currículo acadêmico, no qual estão incluídas atividades contempladas durante a graduação e após a graduação.

Durante o período de graduação, o estudante deve participar de eventos científicos locais, como encontros científicos ou jornadas acadêmicas, participar de atividades ou projetos de extensão, integrar ligas ou grupos de estudos, além de monitorias, pois são atividades que contam pontos em uma avaliação curricular. Após a graduação, o currículo do agora profissional fisioterapeuta pode ser enriquecido através de dois caminhos: através de uma pós-graduação lato sensu, na qual são incluídas atividades como especialização ou residência, com o objetivo de se aprofundar em uma determinada área específica da Fisioterapia; ou pela pós-graduação stricto sensu, na qual são incluídas atividades como mestrado e doutorado, com o objetivo de estimular a pesquisa e a docência.

A importância da pesquisa para o fisioterapeuta é justamente de observar no meio acadêmico os principais estudos, mais atualizados sobre determinados procedimentos, em situações clínicas variadas, embasando a esse profissional uma atuação prática mais segura, além de um raciocínio crítico. Com a qualificação exposta acima, este profissional está em boas condições para disputar uma vaga em concursos públicos na área da Fisioterapia. Estes concursos podem ser de maior frequência, como os de prefeituras locais, com uma faixa salarial relativamente baixa; e os de menor frequência, como os concursos de instituições federais ou de rede de hospitais, com uma maior faixa salarial.

Em todo concurso, é exigido o registro profissional no Conselho de Fisioterapia. No caso de Fortaleza, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região – Ceará (Crefito6-CE). As provas apresentam questões de conhecimentos gerais e específicos da Fisioterapia. A análise curricular avalia a produção científica deste profissional. Diante disso, quanto mais conhecimento teórico-prático e maior produção científica, qualificando o currículo, maior as chances de se chegar ao sucesso.

Prof. Dr. Edfranck de Sousa Oliveira Vanderlei

Docente do Curso de Fisioterapia da UniAteneu

Doutor e mestre em Bioquímica e fisioterapeuta

Conheça o Curso de Fisioterapia da UniAteneu.