Como a Inteligência Artificial tem beneficiado a prática odontológica

  • Categoria do post:Saúde
Você está visualizando atualmente Como a Inteligência Artificial tem beneficiado a prática odontológica

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma das tecnologias mais revolucionárias em diversas áreas da sociedade. Um dos setores que tem se beneficiado amplamente dessa inovação é a prática odontológica. A aplicação da IA na Odontologia tem proporcionado avanços significativos, tanto para os profissionais como para os pacientes, e tem o potencial de transformar a maneira como os tratamentos odontológicos são conduzidos.

Uma das principais vantagens da IA na Odontologia é a capacidade de realizar diagnósticos precisos e rápidos. Com base em bases de dados vastas e em algoritmos complexos, os sistemas de IA podem analisar imagens de radiografias, tomografias e escaneamentos 3D com alta precisão, auxiliando os dentistas no diagnóstico e tratamento de problemas bucais. Essa capacidade de identificar problemas em estágios iniciais pode prevenir complicações futuras e melhorar a saúde bucal dos pacientes.

Outra forma como a IA beneficia a prática odontológica é através do planejamento de tratamento personalizado. Os algoritmos de IA podem analisar informações específicas do paciente, como imagens e registros dentários, modelos virtuais dos dentes, e face e ajudar criar um plano de tratamento individualizado. Com esse planejamento feito, ainda é possível imprimir protótipos de tratamentos e experimentar no paciente, antes que esse tratamento ocorra de fato. O que aumenta a previsibilidade em tratamentos complexos, tais como tratamentos de implantes e próteses dentárias. Isso proporciona aumento da eficiência e produtividade.

Outro benefício importante está no auxílio da realização de procedimentos cirúrgicos complexos, através da simulação de cirurgias e criação de guias cirúrgicos precisos. Isso reduz o tempo de procedimentos e minimiza a margem de erro, aumentando a segurança e precisão nos tratamentos. Com isso, espera-se que o uso cada vez maior da Inteligência Artificial traga ainda mais avanços e melhorias na forma como os tratamentos odontológicos são realizados, promovendo assim uma saúde bucal mais eficiente e acessível para todos.

Profª. Emanuelle Craveiro de Melo
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Prótese Dentária e em Implantodontia e graduada em Odontologia

Saiba mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.