Benefícios de uma salivação saudável

Você está visualizando atualmente Benefícios de uma salivação saudável

A saliva é um fluido que banha a cavidade oral, com propriedades químicas variadas e desempenho de importantes funções para o organismo. Exerce ação antimicrobiana, prepara o alimento para ser deglutido, auxiliando seu movimento pelo esôfago, colabora na manutenção da integridade dos dentes, digere o amido, dentre outras funções.

Essa secreção glandular ajuda a evitar processos de deterioração, pois lava a boca protegendo os dentes e toda a cavidade oral de bactérias patogênicas. Ainda, possui elementos como enzimas proteolíticas (lisozima) que desempenham importante ação antibacteriana. Além disso, nesse fluido se encontram quantidades significativas de anticorpos que contribuem para eliminação das bactérias causadoras da cárie.

A secreção salivar pode ser induzida por fatores psíquicos, mecânicos, físicos, químicos e biológicos, visto que promove limpeza e eliminação de carboidratos e restos de alimentos na boca, sendo importante que a salivação seja estimulada. Uma salivação adequada neutraliza a ação de ácidos produzidos por bactérias no biofilme dental ou mesmo presentes em alimentos ácidos.

Durante o sono, o fluxo salivar naturalmente diminui, mas, além disso, outros fatores, como estresse, grau de hidratação corporal, uso de medicamentos ou radioterapia podem interferir no fluxo salivar, provocando sua diminuição. Tal fato favorece o surgimento de infecções microbianas associadas ao acúmulo local de biofilme e poderão ocasionar a destruição de tecidos periodontais e até perda de dentes.

Outro aspecto relevante é o uso da saliva como ferramenta para o diagnóstico de doenças sistêmicas ou bucais. As principais vantagens são acesso fácil à boca, com coleta não invasiva, baixo custo, exatidão, eficácia e facilidade para obter uma ou várias amostras sem causar desconforto para o paciente. Sabe-se que a composição da saliva reflete a composição do sangue, uma vez que todas as substâncias presentes no plasma (glicose, hormônios, anticorpos, proteínas, metabolitos, drogas etc.) são também encontradas na saliva, mas em concentração, aproximadamente 100 vezes menor.

Doenças como fibrose cística, carcinoma de células escamosas bucais e doença periodontal são exemplos de enfermidades que usam a saliva como método de diagnóstico. Diante disso, pode-se afirmar que a saliva é um importante fluido do corpo humano, sendo essencial para manutenção da saúde do indivíduo. Ressalta-se ainda que uma boa higiene bucal, assim como visitas regulares ao dentista, são fundamentais para avaliação e prevenção de doenças.

Profª. Drª. Nila Maria Bezerril Fontenele
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Doutora em Bioquímica, mestra em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) e graduada em Ciências Biológicas

Saiba mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.