A graduação de arquitetura e urbanismo é uma das mais charmosas do leque de estudos, afinal é ela quem embeleza as cidades e trazem soluções urbanas que proporcionam uma melhor qualidade de vida.
Entretanto, apesar de ser uma profissão incrível, dificilmente um profissional vai conseguir abranger todos os campos possíveis que um arquiteto pode seguir, sendo obrigado a se especializar em um ou outro campo exclusivamente.
Saber quais os possíveis campos de atuação de um profissional de arquitetura e urbanismo é fundamental para que você molde, desde a faculdade, o seu futuro e a área que quer se aperfeiçoar. Conheça 11 campos de atuação que um arquiteto pode seguir:
Administração da obra
Assim como tem o profissional que desenhou o projeto, tem aquele que irá fiscalizar e administrar de modo que a obra seja realizada conforme solicitada no projeto. É ele quem irá fazer com que tudo seja feito dentro dos conformes. Além disso, o arquiteto é o responsável por manter a qualidade e segurança durante todo o processo de execução.
Comunicação visual
Criar a identidade visual de uma empresa ou produto, assim como logo embalagens e banners também é uma função de possível exercício de um arquiteto. Além disso, essa área pode trabalhar em conjunto com o setor de urbanização, de modo que o profissional trabalhe evitando a poluição visual e promovendo melhorias no funcionamento urbano, como adequações de placas de sinalização e alerta, por exemplo.
Design de animações
Sabe aquelas animações em forma de propagandas apresentando plantas de imóveis e a conclusão do projeto? Então, quem pode executar esse tipo de edição é o arquiteto. Com esse tipo de material é possível proporcionar a imersão do cliente no projeto, fazendo com que ele se familiarize melhor com a planta. Para isso é necessário o conhecimento de aplicativos de arquitetura, modelagem em 3D e de edição de vídeo.
Design de imóveis
Distanciando um pouco do ambiente da construção civil, o profissional desta área é responsável pela criação de objetos e mobiliários, atendendo demandas de clientes e empresas.
Além disso, o arquiteto poderá se dedicar ao setor de inovação e solução, criando móveis que tragam praticidade e conforto no dia a dia ou no campo da moda, podendo participar de exposições como a Casa Cor, por exemplo.
Luminotécnica
O profissional luminotécnico trabalha especificamente em projetos de iluminação, podendo ser em interiores e exteriores. É ele quem determinará se um ambiente está iluminado de forma ideal, evitando exageros ou falta de luz. Além disso, o arquiteto neste caso pode organizar a iluminação de eventos e shows.
Modelação em 3D
Com a modernização e o acesso a novas tecnologias, o arquiteto ganhou a possibilidade de trabalhar com visualizações arquitetônicas em 3 dimensões. O profissional será responsável pela modelagem em 3D, além de aplicar técnicas de iluminação e realizando a pós produção e renderização do projeto final. Para isso é necessário um amplo conhecimento de softwares específicos da área.
Paisagismo
O arquiteto paisagista é o profissional responsável pela criação de áreas como jardins, praças e parques, por exemplo. O Brasil conta com grandes paisagistas em sua história, como o Roberto Burle Marx, idealizador do calçadão da Praia de Copacabana.
O profissional que se dedica a esta área é o responsável pela composição estética da paisagem, proporcionando harmonia entre áreas verdes e construções.
Pesquisa científica
O profissional que busca se dedicar ao campo científico estudará acontecimentos históricos e tendências que a profissão poderá adotar no futuro. As pesquisas analisam aspectos culturais e sociais a fim de compreender a necessidade e expressão arquitetônica. Além disso, o arquiteto que opta por esta área pode seguir carreira no meio acadêmico, como professor ou pesquisador.
Restauração de edifícios
A restauração de edifícios envolve a recuperação e reparo de antigas construções que se desgastaram com o tempo ou que sofreram avarias. O profissional que trabalha com restauração deve ser extremamente detalhista, pois deverá manter exatamente as características originais do projeto.
Caso o reparo seja mal feito e danifique a integridade da obra, os danos poderão ser irrecuperáveis, causando um prejuízo financeiro e histórico para a construção.
Tecnologia da Construção
A tecnologia da construção é definida como o estudo e aplicação de avanços tecnológicos que otimizam o tempo e os gastos numa obra. O profissional pesquisará materiais e técnicas que beneficiarão o projeto, e assim aplicando na prática.
Urbanismo
A urbanização é uma das áreas mais importantes da arquitetura. É por meio dela que é realizado o planejamento de uma região como um todo, seja ela um bairro, uma cidade ou até mesmo áreas livres e de tráfego.
O setor de urbanização é o principal guia de zoneamento de uma região, proporcionando um funcionamento harmônico da cidade.
…..
Sabendo de todas estas áreas de atuação, estude cada uma delas por meio da graduação em arquitetura e urbanismo da UniAteneu e se especialize no seu campo de preferência.