Apontamentos sobre conservadorismo e Serviço Social

  • Categoria do post:Saúde
Você está visualizando atualmente Apontamentos sobre conservadorismo e Serviço Social

Apesar do Serviço Social ter nascido imerso em uma herança conservadora e carregá-la por anos na sua trajetória profissional, fruto da sua relação com a Igreja Católica, em seu processo de surgimento e institucionalização, com o Movimento de Reconceituação do Serviço Social, a profissão tem construído caminhos que buscam romper com a herança conservadora.

 Nesse sentido, desde a década de 1980, a profissão se aproximou de um referencial teórico-metodológico crítico e construiu um Projeto Ético-Político que se aproxima dos interesses e necessidades da classe trabalhadora, além de promover mudanças profundas na formação profissional, no fazer profissional e na produção teórica da categoria, sendo esse o direcionamento hegemônico da profissão.

Contudo, o avanço do pensamento neoconservador no Brasil avançou bastante na última década, desde 2013, mais precisamente, e isso perpassa também o Serviço Social, o qual se vê atravessado por posturas e posicionamentos profissionais que desbordam o que foi construído coletivamente na profissão. São posturas e posicionamentos esses que reafirmam e legitimam os valores e interesses da extrema direita, incompatíveis com as aspirações emancipadoras hegemônicas na profissão.

Esse conservadorismo ganha espaço no contexto atual com a precarização da formação profissional, com condições de trabalho também precarizadas e com a fragilização da consciência crítica e política dos profissionais, dentre outros fatores. Nesse processo, o profissional é motivado a buscar respostas pragmáticas e pontuais, dentro de uma racionalidade instrumental e não crítica.

Esses processos colocam desafios para efetivar o Projeto Ético-Político Profissional, em um contexto onde defender esses valores e princípios se torna cada vez mais imperativo. Portanto, é necessário reafirmar o compromisso com a formação profissional de qualidade e com os valores que orientam a profissão

Profª. Ma. Daniele Eduardo Rocha
Docente do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Ateneu
Doutoranda e mestre em Sociologia e graduada em Serviço Social

Saiba mais sobre o Curso de Serviço Social da UniAteneu.