A Pedagogia Universitária e a práxis docente

Você está visualizando atualmente A Pedagogia Universitária e a práxis docente

A Pedagogia Universitária é uma área da Pedagogia que estuda acerca da ação pedagógica dos docentes do nível superior, assim como o poder dos mesmos em articular a teórica com a prática em sala de aula. É fundamental que o professor universitário possua uma boa didática e que essa permita o desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam um ensino significativo e de qualidade para os alunos.

No entanto, muitos professores não possuem didática, pois não possuem formação que os habilitem a exercer a docência de forma efetiva. Isso acarreta em lacunas significativas na formação do aluno, pois não basta o professor ter o conhecimento prático, é preciso que saiba repassa esse conhecimento. E isso, só irá acontecer quando o docente exercer uma didática voltada para a práxis, essa que é uma atividade fundada em uma teoria através do processo ação-reflexão-ação. Para Libâneo (2012), os professores tendem a limitar sua ação e reflexão à sala de aula e ao contexto mais imediato, submetendo-se às rotinas e às experiências sem levar em consideração os fatores estruturais do seu trabalho.

Portanto, é fundamental que o docente esteja em constante processo de formação, em contínua prática de qualificação. Acreditamos que a formação é elemento necessário ao desenvolvimento do professor, pois é através dela que ele pode melhorar sua prática docente e seu conhecimento profissional.

É preciso que o professor adquira um método próprio de ensino que reflita sua práxis educacional e que seja, ao mesmo tempo, acessível ao conhecimento dos alunos e promova uma educação de qualidade. Ao fazer isso, ele estará propiciando ao aluno universitário progressiva autonomia na aquisição de conhecimentos. A participação dos sujeitos na construção do saber é fundamental para que haja um aprendizado significativo, pautado numa didática docente e em saberes pedagógicos que buscam transformar as relações que o aprendiz mantém com o conhecimento.

Referência:

LIBÂNEO, José Carlos. OLIVEIRA,  João Ferreira, TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª ed. São Paulo, Cortez Editora, 2012.

Prof. Ma. Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu

Doutoranda e mestre em Educação e graduada em Pedagogia

Conheça o Curso de Pedagogia da UniAteneu.