A importância do conforto ambiental no ambiente de trabalho

Você está visualizando atualmente A importância do conforto ambiental no ambiente de trabalho

Conceber um projeto abrange muito mais itens do que a parte arquitetônica e a parte estrutural. Hoje, tão importante quanto a parte estética, deve ser a parte funcional, ou seja, elementos que deixem o ambiente o mais eficaz possível, independente de qual a sua finalidade. Nesse aspecto, devemos focar no conforto ambiental, nome que utilizamos para abranger às condições do espaço e necessidades dos indivíduos que se inserem no meio em questão.

Mas dentro desse universo: “O que é conforto?”. Podemos entender como a ação ou efeito de confortar ou ainda como tudo aquilo que constitui o bem-estar material e o estado de espírito da pessoa que se sente confortável. Ou seja, podemos entender como “atmosfera agradável que rodeia o ser humano”. Já o conforto ambiental é o termo que utilizamos para se referir às condições que norteiam uma boa experiência do usuário dentro do ambiente que ele está inserido, sendo esse residencial ou comercial. Podemos citar como exemplo: temperatura, acústica, luminosidade, dentre outros.

Devemos ressaltar que toda construção tem as suas peculiaridades projetuais e elas vão mudar de acordo com a sua finalidade. Portanto, devemos estudar bem o ambiente que será projetado antes de propor a melhor solução. Os principais pilares a serem estudados para proporcionar conforto ao ambiente designado são: conforto térmico, conforto acústico e conforto lumínico. A junção desses três pilares deve estar em harmonia para proporcionar as condições ideais aos usuários.

Tipos de conforto:

• Térmico: é o conforto responsável por fazer o controle energético do ambiente. Locais muito quente ou muito frios atrapalham a produtividade, a permanência no espaço e o seu uso.
  • Acústico: é o conforto responsável por fazer o controle dos sons/ruídos dos espaços em questão, devendo se atentar para os ruídos dos ambientes externos e para a utilização de materiais que absorvam, reflitam ou impeçam a propagação sonora, de acordo com a proposta do ambiente.
  • Lumínico: é o conforto responsável por controlar a luminosidade dos espaços, lembrando que ele deve ser pensado de acordo com a função do local.

Com isso, percebemos a importância de associar as diferentes técnicas/estudos de conforto ambiental com os ambientes que serão projetados, trazendo, assim, um bem-estar físico e mental que expressa satisfação e o pertencimento dos usuários com o ambiente a ao seu redor. Um ambiente sem as condições adequadas de trabalho, além de prejudicar a saúde da sua equipe, chegando a elevar a irritabilidade e o cansaço dos trabalhadores, ainda acaba resultando em uma baixa produtividade dos mesmos.

Profª. Ma. Beatriz Alcântara Castelo
Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Gestão Urbana e graduada em Arquitetura e Urbanismo e em Creative Industries.

Saiba mais sobre o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu.