O ano de 2020 foi atípico no mundo por conta da pandemia. As notícias via mídia no mês de fevereiro davam conta de um novo tipo de vírus circulando em Wuhan, na China, de forma bem discreta, e logo depois reverberou sobre o mundo. De forma crescente, tanto as infecções como as mortes, eram de uma magnitude que assustava e de forma alarmante.
Antes da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS), estatisticamente deliberava que um em cada três brasileiros incubem sinais de depressão, ansiedade ou sofrimento mental com o passar dos anos. Com a pandemia, esses dados aumentaram assustadoramente, tanto agravando quem já tinha algum sofrimento e iniciando alguns quadros de sofrimento psíquico ou propriamente transtorno mental em pessoas que não tinham nenhum sinal ou sintoma.
Com isso a economia, os empregos e trabalhos se tornaram algo demasiado para alguns, ausentado de outros e de forma remota para outros. De forma diferente, a sociedade caminhou em tempos difíceis e sombrios. Nesta perspectiva, houve uma busca das pessoas por tratamento como na Psiquiatria, Psicoterapia e busca pela saúde mental, como nunca visto antes.
Alguns preconceitos e estereótipos sobre a psicoterapia muitas vezes causaram equívocos, e as pessoas se tornaram resistentes em experimentar o processo. Mesmo quando as pessoas são cientes, conhecendo os benefícios e sabendo diferenciar a realidade do que é, algumas sentem-se desconfortáveis com o processo de autoconhecimento. Descobrir particularidades que estão guardadas dentro de si nem sempre é algo prazeroso e exige determinação e vontade do paciente.
Diante disso, podemos observar a importância do cuidado de atenção não só à saúde clínica, mas psíquica também, por sabermos que a mente direciona muitas das nossas atividades, sejam elas de trabalho, convívio familiar e social.
Profª. Drª. Aline Mesquita Lemos
Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Ateneu
Doutora em Saúde Coletiva, mestre em Enfermagem, especialista em Estratégia da Saúde da Família, em Saúde Mental e em Urgência, Emergência e UTI e graduada em Enfermagem
Conheça o Curso de Enfermagem da UniAteneu.