A importância da disciplina “Métodos e Técnicas de Pesquisa” na graduação

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1. Introdução

A disciplina “Métodos e Técnicas de Pesquisa” – também conhecida como Metodologia Científica – desempenha um papel fundamental na formação acadêmica dos estudantes de graduação. A sua relevância vai muito além da preparação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ela fornece ferramentas essenciais para que o aluno compreenda, organize e produza conhecimento científico com rigor e autonomia.

2.  Fundamentação teórica

Metodologia Científica refere-se à sistematização dos processos de pesquisa, englobando os métodos e instrumentos utilizados para gerar conhecimento científico. O seu principal propósito é validar cada etapa investigativa, evidenciando o caminho percorrido na pesquisa e o raciocínio que sustenta o estudo. Além disso, ela serve como instrumento de “aprendizado”, capacitando o aluno a pensar criticamente, formular hipóteses e lidar com problemas de forma reflexiva. Marconi e Lakatos definem o método científico como um conjunto de atividades racionais e sistemáticas para alcançar o objetivo de conhecimentos válidos e verdadeiros.

A disciplina ajuda o aluno a fugir do senso comum, estimulando a pensar de forma reflexiva e evitar meras reproduções de conteúdo sem fundamentação argumentativa, o que pode levar ao plágio. Para Gil, o método científico é um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos utilizados para atingir o conhecimento. Ao contrário da visão superficial que alguns têm – de que é apenas uma formalidade –, ela propicia desenvolvimento intelectual e autonomia.

Assim sendo, oferece técnicas de leitura, escrita científica, elaboração de resenhas, resumos e normatização conforme padrões como ABNT. Tais habilidades são cruciais para melhorar o desempenho em TCCs, monografias e demais trabalhos acadêmicos.

3.  Considerações finais

A disciplina de “Métodos e Técnicas de Pesquisa” transcende a mera execução de trabalhos acadêmicos, formando estudantes capazes de aprender e investigar com segurança, permitindo autonomia intelectual. Além disso, promove o aprendizado e o uso de métodos robustos, evitando erros comuns como o plágio ou argumentação fraca. Como também permite o desenvolvimento de habilidades essenciais, como: estruturação de projetos, coleta e análise de dados, redação científica e defesa oral de trabalhos.

Portanto, fornece o embasamento teórico que prepara para o futuro e estimula a iniciação científica e a formação contínua diante de rápidas evoluções no conhecimento. Observamos uma transformação pessoal em alunos que relatam que, após cursar a disciplina, passam a compreender melhor o papel da pesquisa em sua formação.

Prof. Dr. Marcos Matos Brito de Albuquerque Júnior
Docente do Curso de Direito do Centro Universitário Ateneu.
Doutor em Gestão, mestre em Economia, especialista em Gestão em Segurança Pública e em Planejamento Educacional e graduado em Ciências Econômicas.

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