O nome do AutoCAD deriva da sigla em inglês Computer Aided Design (CAD), que em português pode ser traduzida como Desenho Assistido por Computador (DAC), e foi criado e comercializado pela Autodesk Inc., em 1982. É uma ferramenta de grande utilização nas áreas da arquitetura, engenharia e construção (AEC). Ele é bastante utilizado para a concepção de projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, hidrossanitários, dentre tantos outros.
O programa vetoriza elementos criados pelos usuários, fazendo-se necessário, às vezes, o entendimento de assuntos tratados na geometria (diâmetro, tangência, eixos, dentre outros) para a compreensão dos processos executados pelo computador. Ao iniciarmos o programa, nos deparamos com uma tela inicial onde temos a opção “novo desenho” ou start drawing, dependendo do idioma configurado no programa, ou de selecionar um projeto anterior já existente, que aparece na coluna documentos recentes ou recent documents.
A barra de menu do programa é organizada para facilitar o acesso do usuário aos comandos e opções disponíveis no AutoCAD, independente do sistema operacional do computador utilizado. Quando selecionado, o item apresenta um sub-menu em estilo “cascata”, aparecendo abaixo da escolha selecionada. Arquivo, editar, visualizar, inserir, formatar, ferramentas, desenhar, dimensão, modificar, janela e ajuda são as opções de comandos disponíveis na barra.
Alguns comandos no AutoCAD apresentam um pequeno triângulo que representa uma caixa de diálogo, e pode ser expandido revelando novas ações, semelhantes às principais, como o caso do retângulo que pode simular também um polígono com a quantidade de lados desejadas. A barra de ferramentas presente nas versões mais antigas do programa foi substituída pelo ribbon. Nessa “aba”, os comandos são divididos em grupos ou painéis de acordo com a função desempenhada por eles, que podem ser divididas em: desenhos, modificações, anotações, hachura, dimensão, camadas, blocos e etc. Clicar em um desses itens com o mouse corresponde a inserir um comando na barra de comando.
A caixa ou barra de comandos é o local onde o usuário interage com o programa, dizendo quais ações quer que o software execute. É um local de interatividade. Nela, aparece um histórico de tudo que foi executado no arquivo, desde que foi aberto. E é onde o programa pede informações para a realização dos comandos. Alguns dos comandos mais utilizados no programa são “desenho” ou draw e “edição” ou modify.
No draw, encontramos ferramentas desenho como: linha, polilinhas, arcos, círculos, polígonos e elipses. Já no modify, temos comandos que modificam as propriedades geométricas referentes a cada forma especifica, ou seja, ela auxilia na criação de novas formas e desenhos a partir de objetos já existentes.
Profª. Ma. Beatriz Alcântara Castelo
Docente do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Gestão Urbana e graduada em Arquitetura e Urbanismo e em Creative Industries.
Saiba mais sobre o Curso de Engenharia Civil da UniAteneu.