O mundo testemunha, desde o fim do ano de 2019, quando foi descoberta a Corona Vírus Disease (Doença do Coronavírus), ou como é mais conhecida, a Covid-19, na cidade de Wuhan, na China, uma pandemia mundial sem precedentes no mundo moderno. Já é considerada a maior crise da humanidade após a Segunda Grande Guerra Mundial ou, como dizem estudiosos de diversas áreas, o maior desafio desta geração.
Em 2019, a doença já assustava o mundo por estar ocorrendo na segunda maior potência econômica mundial, que por si só, já traria graves consequências à economia global. A situação tornou-se mais preocupante, e porque não dizer, alarmante, quando a Covid-19 cruzou os oceanos e espalhou-se pelo mundo.
A preocupação deixou de ser somente com as questões de saúde e social. As consequências econômicas passam a ser, também, objeto de preocupação de todos. O mundo começou a viver uma realidade desconhecida. O inimigo não usa armas ou uniformes e não é, também, apenas mais uma batalha comercial, e sim uma guerra contra um inimigo invisível, mutante, que se espalha rapidamente, e o pior, mortalmente.
Neste ambiente turbulento, as incertezas do momento ocasionam diversas transformações no mercado de trabalho. Muitas empresas como medida de segurança sanitária, adotaram o trabalho remoto, e milhares de vagas deixaram de existir no país. Diante deste cenário, os profissionais necessitam de se adaptarem a este “novo mundo” e conhecer as novas ferramentas que permitem o acesso a esta nova realidade.
Este profissional necessita também de capacitar-se, de reinventar-se, para que possa além de ser um agente ativo desta mudança, estar em condições de observar e aproveitar as oportunidades que surgem, a fim de alcançarem os melhores postos em suas empresas e recolocações nas novas atividades surgidas neste período pandêmico.
Mais uma vez se comprova que a educação, o aperfeiçoamento é o grande diferencial que contribui para que os profissionais ganhem destaque. Foi assim antes da pandemia e está sendo durante a pandemia, e principalmente, será assim no período pós-pandêmico.
Prof. Francisco Barbosa
Docente do Curso de Administração da UniAteneu
Especialista em Docência do Ensino Superior e graduado em Administração de Empresas
Conheça o Curso de Administração da UniAteneu.