Muitas pessoas buscam os tratamentos estéticos para obter boa aparência e melhora da autoestima, porém, outras necessitam de acompanhamento em terapias voltadas à prevenção de doenças, equilíbrio emocional e recuperação da saúde. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças com abordagem no vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
Na área da Estética, as práticas integrativas e complementares encontram-se voltadas à saúde buscando o equilíbrio por meios naturais entre a mente, o corpo e o espírito, trazendo benefícios na melhora na qualidade de vida e na autoestima do indivíduo. Essas práticas têm se destacado nos últimos anos devido aos grandes índices de diagnósticos de doenças psicossomáticas como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, e os resultados positivos apresentados são bem expressivos.
As técnicas mais utilizadas são: auriculoterapia, moxabustão, reflexologia, shiatsu, ventosaterapia, aromaterapia, geoterapia, florais e cromoterapia. No entanto, o esteticista deverá possuir formação em estética e capacitar-se para a aplicação das práticas integrativas e complementares agregando esses conhecimentos aos atendimentos estéticos.
Profª. Rosa Maria Fontenele Lima
Coordenadora do Curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Dermoestética e graduada em Estética e Cosmética
Saiba mais sobre o Curso de Estética e Cosmética da UniAteneu.