Diante de um mercado cada vez mais competitivo, organizações precisam estar atentas às demandas não só dos clientes, mas também dos colaboradores. Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam hoje é reter e atrair os melhores funcionários e assim atingir seus objetivos. As exigências vão além do diploma, que outrora era passaporte para uma vida profissional de sucesso. É imprescindível ter hard skills e soft skills necessárias ao exercício da sua função, sendo este um dos principais objetivos da política de recompensas.
Estas virão em forma de premiação e deve estar em linha com os objetivos estratégicos da empresa, seja financeira e sustentavelmente, e a compensação deve ser atribuída de acordo com o desempenho do colaborador e aos resultados trazidos à organização, no intuito de alcançar as metas da empresa. Poderá ser material ou imaterial. Não há de se falar exclusivamente em disponibilidade de recursos financeiros.
Ao contrário do que usualmente propagam, não é o salário o principal fator que traz a desmotivação do colaborador, mas a insatisfação com o clima organizacional, ausência de reconhecimento e falta de oportunidade de crescimento dentro da empresa. Para o sucesso da implementação dessa ação, a empresa deve alinhar sua política de recompensas aos objetivos estratégicos, para não gerar conflitos internos e atitudes antiéticas, com intuito exclusivo de autopromoção.
Dentre as formas de incentivo e recompensas, pode-se oferecer remuneração variável, fazer premiações, oferecer oportunidades de crescimento na empresa, realizar eventos corporativos para integração entre colaboradores ou recompensar com folgas.
Certamente, dará aos colaboradores a oportunidade de serem escolhidos por seu merecimento e competência, pois a empresa escolherá entre os melhores, tendo um time de qualidade e isso será positivo tanto para o colaborador quanto para a organização. Feito isso, a implementação da política de recompensas certamente cumprirá com o seu propósito: trazer engajamento e motivação aos funcionários e construir um ambiente corporativo saudável.
Profª. Ma. Ana Rita Braúna Alencar
Docente do Curso de Processos Gerenciais do Centro Universitário Ateneu
Doutoranda em Estado de Direito e Governança Global, mestra em Antropologia de Iberoamérica e em Auditoria e Gestão Empresarial, especialista em Gerontologia e Cuidado ao Idoso, em Didática do Ensino Superior e Tutoria em EaD e em Direito Empresarial e graduada em Administração e Direito
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