O conceito de responsabilidade social surgiu inicialmente no Brasil na década de 1970, diante de vários problemas enfrentados pela sociedade que sofriam impactos negativos por parte das empresas. Porém, somente a partir de 1990 a responsabilidade social veio se intensificar e começar a tornar-se uma estratégia das empresas para adquirir uma boa imagem e ganhar espaço no mercado.
A responsabilidade social no contexto corporativo não engloba somente ações de caridade, mas o grande desafio das empresas é incorporar políticas e missões que visem não somente a lucratividade, mas que possa ser um ato contínuo de valorização dos resultados positivos apresentados à sociedade. Diante do quadro que se apresenta, nota-se que existe grande competitividade entre as empresas e estas estão utilizando a responsabilidade social como fator diferencial para atrair seu público-alvo e a sociedade.
No contexto atual, não se resume em apenas cumprir suas obrigações no âmbito legal, mas sim ter ações concretas que possam agregar valores para a organização, de forma que consista em impactos positivos para seus clientes, colaboradores e fornecedores e sintam-se bem em serem integrantes direta ou indiretamente parte da organização ou adquirir qualquer um de seus produtos. A empresa que mostra sua preocupação com a sociedade procura meios de alinhar seus objetivos aos objetivos dos seus clientes e funcionários.
Profª. Ma. Soraia Pereira Jorge de Sousa
Docente do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Psicologia e Subjetividade, especialista em Gerência de Recursos Humanos e graduada em Serviço Social
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