O que antes era um diferencial na hora de procurar um emprego passou a ser um pré-requisito na maioria das vagas. Devido a globalização, a fluência em uma segunda língua está cada vez mais necessária, fazendo com que quem ignore esta opção acabe ficando para trás no mercado de trabalho.
Saber um idioma extra fará com que você saia na frente durante um recrutamento, e dependendo do caso, poderá ter um aumento considerável em sua remuneração. Conheça a seguir as principais línguas estrangeiras buscadas pelo mercado.
Alemão
Aqui já começamos quebrando um tabu, não, o idioma alemão não é falado somente na Alemanha. Países como Áustria, Bélgica, Itália, Suíça, e muitos outros falam o idioma alemão. Porém, além do benefício de poder se comunicar com países bem desenvolvidos, aprender alemão abrirá a possibilidade de ingresso em um amplo polo tecnológico e automobilístico, nichos que países que desfrutam da língua alemã são referências.
Árabe
Países do Oriente Médio ganharam um grande destaque nas últimas décadas e isso despertou o interesse econômico do Brasil, que atualmente busca a realização de negócios com grande parte dos 24 países em que esta língua é falada.
A língua árabe entra para o grupo das linguagens não tão conhecidas, mas que ter fluência neste idioma fará com que seu currículo dê uma ótima valorizada devido a este diferencial.
Espanhol
Ocupando um lugar entre as línguas mais faladas do mundo, o espanhol é o idioma nativo da grande maioria dos países que estão à nossa volta na américa do sul. Se tratando de mercado, saber este idioma é fundamental para a realização de negociações entre países vizinhos, principalmente porque são locais que empresas nacionais buscam se expandir.
Falado por mais de 500 milhões de pessoas, o espanhol deve ser valorizado e respeitado, ou seja, nada de inventar de falar um “portunhol”, isso só fará com que você gere constrangimento a si mesmo e afaste investidores.
Francês
O francês andou perdendo sua popularidade ao passar do tempo, entretanto, continua sendo um dos mais procurados em empresas e universidades. Isso se deve ao fato de que a língua francesa tem predominância em áreas que o inglês não é tão popular, assim conhecer este idioma é essencial na realização de parcerias e negócios nesses locais.
Assim como o espanhol e o português, o francês é uma língua latina, ou seja, com sua base no latim. Isso faz com que o brasileiro tenha uma maior familiaridade durante o aprendizado, tornando o ensino ao novo idioma mais fácil comparado a línguas germânicas, como o inglês e alemão.
Inglês
A importância de ter o inglês como segunda língua é indiscutível, afinal é o idioma mais falado no mundo. Estima-se que atualmente o inglês é falado por mais de 1 bilhão de pessoas, o que mostra que dificilmente você não conseguirá se comunicar em algum lugar sabendo esta língua.
Além disso, o conhecimento em inglês é fundamental para conseguir um trabalho em uma multinacional, pois contatos e negociações com representantes de outros países são feitos frequentemente por meio desta que é a língua universal.
O conhecimento da linguagem estadunidense também atinge o campo acadêmico. Em artigos científicos e durante o ingresso em pós-graduação, em mestrado e doutorado é solicitado o conhecimento e fluência da língua inglesa como pré-requisito para candidatura da vaga.
O inglês também é cobrado em áreas que lidam com turistas, desde camareiras e garçons até grandes cargos executivos. Entender e conseguir atender esse tipo de clientela poderá ser um diferencial na hora de conquistar uma vaga neste segmento.
Japonês
A popularidade do idioma japonês no Brasil começou por meio de animes e mangás que se tomaram conta da infância e adolescência nos anos 80 e 90. Com isso muitos buscam aprender o idioma para ter uma proximidade com o país criador desses conteúdos e para conseguir consumir novos produtos exclusivos de lá.
Atualmente a relação entre Brasil e Japão é bem positiva, inclusive dando acesso aos brasileiros a profissionalização diretamente lá, para isso basta ter o domínio do idioma japonês e se informar como pode se candidatar a bolsas de estudos no Japão.
Além disso, o Japão é detentor do mercado que mais evolui em setores de tecnologia e engenharia, sendo pioneiro em áreas como robótica e nanotecnologia.
Mandarim
Disputando páreo a páreo com o inglês como a língua mais falada do mundo, o mandarim tem quase 1 bilhão de praticantes nativos, ou seja, um idioma fundamental para a comunicação com a China, segunda maior potência econômica do mundo.
Se comunicar com a China se torna ainda mais importante quando se trata do Brasil, pois desde 2009 o país asiático é o maior parceiro comercial do nosso país. Devido a isso, as empresas têm cada vez mais a necessidade de ter profissionais que consigam se comunicar com o parceiro de negócios do outro lado do mundo.
…..
Conhecendo os principais idiomas procurados no mercado de trabalho, qual você se daria melhor estudando? Fique por dentro de mais conteúdos como este em nosso blog.