Você surfa a onda ou sempre leva caldo?

Você está visualizando atualmente Você surfa a onda ou sempre leva caldo?

Quando falamos no conhecimento e aprimoramento profissional/intelectual, qual é o seu posicionamento: você busca constantemente por inovações e aprimoramentos, ou fica estagnado no mesmo lugar? A metáfora da surfista que escolhe entre surfar a onda ou levar caldo pode ser aplicada à sua abordagem em relação ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Surfar a onda significa estar sempre atento às tendências, novas tecnologias e oportunidades de aprendizado. É a atitude daqueles que buscam constantemente se atualizar, expandir horizontes e se adaptar às mudanças. Essas pessoas não têm medo de enfrentar desafios, porque sabem que cada onda traz a chance de crescimento e sucesso. Elas estão dispostas a sair da zona de conforto, a experimentar coisas novas e a evoluir constantemente.

Por outro lado, levar caldo representa a inércia, a resistência à mudança e a relutância em sair da zona de conforto. São aqueles que preferem manter suas rotinas sem se preocupar em adquirir novos conhecimentos ou habilidades. O resultado é que, quando uma grande onda de mudança se aproxima, eles são pegos de surpresa e podem acabar “levando caldo” – ou seja, enfrentando dificuldades e desafios que poderiam ter sido evitados com um maior preparo.

A escolha entre surfar a onda ou levar caldo está em suas mãos. A sociedade está em constante evolução, e a velocidade das mudanças nunca foi tão rápida. Portanto, é essencial adotar uma mentalidade de aprendizado contínuo e estar disposto a se adaptar. Aqueles que escolhem surfar a onda têm mais chances de prosperar em um mundo em constante transformação, enquanto os que optam por levar caldo podem se ver em desvantagem. Portanto, a pergunta que você deve se fazer é: você está pronto para surfar a onda do conhecimento e do aprimoramento, ou está disposto a aceitar os riscos de levar caldo? A escolha é sua.

Prof. José Roberto Moreira de Barros
Docente do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios, tem MBA em Plataforma BIM e é graduado em Tecnologia em Construção Civil e em Arquitetura e Urbanismo

Saiba mais sobre o Curso de Engenharia da Produção da UniAteneu.